
12 animes que te ajudarão a aprender japonês
Aprender outro idioma é um grande desafio. Muitas plataformas utilizam filmes, séries e animes para ensinar de forma mais leve e divertida, ao contrário de métodos tradicionais, que buscam focar mais na gramática. Recentemente, a plataforma de idiomas Duolingo anunciou o lançamento de seu primeiro anime totalmente em japonês. A animação, desenvolvida pela própria plataforma, contará com cinco episódios e tem como objetivo facilitar o aprendizado dos alunos.
- Leia Mais: Misanthropic Teacher: Novo anime escolar estreia em 2026
- Leia Mais: My Hero Academia: Criador tem visão emocionando sobre o verdadeiro herói
Segundo a plataforma digital “Lingopie”, estudos apontam que a combinação entre o visual e clareza vocal dos animes contribui para um maior aprendizado e retenção do vocabulário. Além disso, uma publicação realizada em 2023 sobre aprendizado mediado por mangás, mostrou que conteúdos multimodais ajudam na dedução de significados.
É importante destacar que não apenas animes, mas a utilização de filmes, séries e jogos ajudam na compreensão e aprendizado de idiomas, já que o internauta está vendo a narrativa acontecer em tempo real e as falas que correspondem a cada situação.
Confira os 12 animes que vão te ajudar a aprender japonês
Existem diversos animes que podem ajudar no aprendizado do idioma — e esta matéria mostrará alguns deles que são recomendados por plataformas especializadas no ensino do japonês.

12. Dragon Ball Z
O anime mostra Goku após cinco anos do Torneio de Artes Marciais, sua vida de paz junto a sua família muda com a chegada de Raditz – seu irmão e membro da extinta raça Saiyajin. O encontro traz à tona o passado esquecido de Goku, dando início a uma série de lutas épicas.
Esse é o anime certo para quem busca aprender o idioma japonês de um jeito bem mais intenso. O anime trás uma aula de linguagem super emocional e expressiva. As conversas entres os personagens tem um vocabulário cheio de interjeições, gritos e expressões de força, perfeito para compreender o tom e a energia do idioma.

11. Haikyuu!!
A animação inspirada pelo lendário Pequeno Gigante, o jovem Shouyou Hinata, tem um sonho de se tornar um jogador de vôlei profissional, mesmo tendo uma estatura pequena. Após começar a estudar na escola Karasuno, Hinata reencontra seu rival Kageyama, que o derrotou no passado, agora, os dois precisam trabalhar juntos como colegas de equipe.
Essa animação é para quem pretende aprender o japonês de forma acelerada. Os diálogos entre os personagens são cheios de gírias e expressões juvenis, ideal para se familiarizar com a forma em que os japoneses conversam entre os amigos. O típico ambiente escolar é uma forma mais descontraída de aprendizagem.

10. Gokushufudou: Tatsu Imortal
O anime conta a história de Tatsu, o temido Dragão Imortal da Yakuza, que abandona sua vida na máfia para se dedicar a tarefas mais simples – ser um dono de casa exemplar. No dia a dia Tatsu transforma tarefas simples em verdadeiras missões, além de ter encontros inesperados com antigos rivais.
Esse é mais para aqueles que preferem aprender outro idioma com mais calma, o vocabulário presente no anime é típico do dia a dia. A forma como o diálogo funciona em situações cotidianas ajudam o espectador a absorver expressões simples ligadas à vida doméstica e à convivência.

9. Spy X Family
A história gira em torno do espião Twilight, que assume a identidade de Loid Forger e monta uma família de fachada para cumprir uma missão secreta. Em meio a tensões políticas entre Ostania e Westali, Twilight precisa lidar com mais uma situação – sua esposa de fachada, Yor, uma assassina profissional, e sua filha adotiva, Anya, que consegue ler mentes.
Spy X Family possui uma linguagem leve e natural, misturando elementos de humor, cotidiano e momentos familiares que ajudam a compreender o japonês moderno. Apesar de abordar um tema de espionagem, as falas são claras e acessíveis, repletas de expressões simples usadas no cotidiano.

8. You Lie In April
O protagonista Kousei Arima é um pianista exemplar, conhecido por tocar com precisão, porém, acaba se afastando da música por um trauma causado pela morte de sua mãe. A situação de Arima muda ao conhecer Kaori Miyazono, uma violinista cheia de energia que o leva novamente ao palco.
Este é um dos animes que se destaca para aprender japonês usando de diálogos leves e emocionantes. As falas são claras, sem gírias complicadas, e que giram em torno da música e do cotidiano. Ideal para quem sabe o básico do idioma e deseja expandir o vocabulário com expressões sutis.

7. Blue Period Blue
Yatora Yaguchi é um aluno exemplar que vive entediado com sua rotina sem propósito. Seus pensamentos mudam ao ver uma pintura vibrante em Shibuya, sentido algo novo dentro de si, ele decide ingressar na prestigiada Universidade de Artes de Tóquio.
Este é um ótimo anime para quem deseja aprender japonês utilizando conversas casuais entre jovens. Disponibilizando falas naturais e muito próximas das interações reais entre estudantes. Além disso, o anime possui um ritmo calmo que permite com que o internauta absorva melhor cada diálogo, se tornando uma excelente opção para estudantes de nível iniciante ao intermediário.

6. Wotakoi: O amor é difícil para um Otaku
Nesta animação acompanhamos Narumi, uma funcionária alegre entre fãs de animes, que tenta esconder ser uma Otaku em seu novo emprego. No entanto, Hirotaka, um antigo amigo que compartilha da mesma paixão, acaba descobrindo seu segredo.
O idioma apresentado no anime é moderno e com expressões do cotidiano. Ambientado em um escritório, Wotakoi: O Amor é Difícil para um Otaku, mostra os japoneses se comunicando em um ambiente de trabalho e nas relações pessoais. É ótimo para conhecer expressões formais e informais, além de conhecer termos usados no mundo real, especialmente entre jovens adultos.

5. Kotaro Vai Morar Sozinho
Shin Karino é um autor de mangá que vive de forma desorganizada, Karino se vê surpreso com a chegada de seu novo vizinho – um jovem garoto de apenas quatro anos chamado Kotaro e que vive completamente sozinho. Educado e independente, Kotaro desperta curiosidade e empatia por parte dos adultos à sua volta.
O anime possui diálogos lentos, naturais e sem termos complexos. Suas falas remetem a situações reais com nuances da linguagem japonesa.

4. O Serviço de Entregas da Kiki
Kiki é uma garota que juntamente com seu gato chamado Jiji vão para uma nova cidade, na qual decidem criar um serviço de entregas em sua vassoura mágica. O anime ensina sobre independência, amadurecimento e o valor da gentileza.
Nesse caso, a animação tem uma linguagem simples e com um ritmo calmo, ideal para quem está começando a estudar o japonês. O anime conta com falas diretas sobre amizade, coragem e autoconfiança, sendo um aliado perfeito para um aprendizado agradável.

3. Doraemon
Este é um clássico da cultura japonesa e o anime perfeito para quem está dando seus primeiros passos no idioma. A animação é voltada para o público infantil, por isso possui um vocabulário simples, claro e com várias expressões comuns do dia a dia. Portanto, é ótimo para se acostumar com a sonoridade natural do japonês e aprender o fundamental para uma base sólida, de uma forma leve e descontraída.
O anime gira em torno de Nobita, um garoto atrapalhado e preguiçoso cujas escolhas acabam afetando seus descendentes. Para construir um futuro melhor e se tornar uma pessoa agradável, Nobita recebe a ajuda de um gato robótico chamado Doraemon, que viaja no tempo para ajudar o garoto.

2. Meu Amigo Totoro
O anime se passa na década de 50, onde duas irmãs se mudam com o pai para o campo, a fim de obter uma vida mais tranquila enquanto sua mãe se recupera no hospital. Dessa forma, Mei e Satsuki conhecem Totoro – um espírito bondoso da floresta – Totoro guia as irmãs por aventuras mágicas com um toque de pura inocência.
As falas presentes na animação são suaves, com expressões gentis e com o vocabulário do dia a dia. A simplicidade de seus diálogos e o clima acolhedor do anime, ajudam o espectador a se familiarizar com frases usadas em contextos familiares e naturais.

1. A viagem de Chihiro
Entre tantos animes indicados para os internautas que desejam aprender o idioma japonês. A Viagem de Chihiro é um dos mais indicados e que se destaca por sua linguagem natural e simples. Apesar da animação ter uma ambientação mágica, seus diálogos refletem situações cotidianas, com várias expressões comuns usadas no dia a dia no Japão.
Na história, acompanhamos Chihiro, uma garota de 10 anos que acaba entrando em um misterioso parque abandonado com seus pais, ao anoitecer descobre que aquele lugar pertence ao mundo dos espíritos.
Conclusões finais
Aprender outro idioma pode se tornar mais fácil e prático quando realizado de uma forma mais descontraída e divertida. Nesse caso, amantes de animes podem ter uma variedade de animações para conferir e que poderá auxiliar em dar o primeiro passo ou melhorar seu vocabulário no idioma. Com um ritmo lento e diálogos presentes no dia a dia da população, ou, até mesmo acelerados e cheios de gírias presentes no falar dos mais jovens.
Foto Destaque: Cena do anime Spy x Family. Divulgação/Estúdio CloverWorks em parceria com Wit Studio