
Justiça multa Min Hee Jin, ex-CEO da ADOR, por assédio no trabalho
O Tribunal Distrital Ocidental de Seul confirmou que as atitudes de Min Hee Jin, ex-diretora executiva da ADOR, configuram assédio no ambiente de trabalho contra uma ex-funcionária da empresa. A decisão, que resultou em uma multa, foi inicialmente tomada pelo Departamento do Trabalho de Seul em março deste ano.
- Leia mais: BIGHIT MUSIC toma medidas legais por suposto plágio de música de Beomgyu
- Leia mais: MBC pede desculpas públicas um ano após morte da jornalista Oh Yoanna
A penalidade foi aplicada no dia 24 de março, após uma denúncia apresentada por uma ex-funcionária da ADOR, identificada somente como “A”, ao Ministério do Trabalho da Coreia do Sul. Em seu depoimento, “A” afirmou ter sofrido abusos psicológicos e verbais por parte de Min Hee Jin durante o período em que trabalharam juntas.

Min Hee Jin durante entrevista para o canal ‘School of Music’ – YouTube/School of Music
Após a investigação, o Departamento do Trabalho concluiu que as ações da empresária violavam as normas de conduta, caracterizando assédio no local de trabalho. Diante disso, o órgão aplicou a multa máxima prevista em lei, no valor de 5 milhões de won (moeda sul-coreana, aproximadamente 19 mil reais). A ex-CEO recorreu da decisão, mas o Tribunal Distrital Ocidental de Seul manteve a penalidade.
Disputas judiciais com subsidiárias da HYBE
Além do caso de assédio, Min Hee Jin também se envolveu em conflitos legais com subsidiárias da HYBE. As empresas Source Music e BeLift Lab moveram ações relacionadas a acusações de plágio e outras divergências internas.
O impasse foi encerrado após a Delegacia de Polícia de Yongsan, em Seul, concluir que não havia indícios de crime, levando à absolvição da empresária.
Trajetória na ADOR
Min Hee Jin assumiu o cargo de CEO da ADOR em novembro de 2020, sendo uma das principais figuras responsáveis pela criação e direção artística do grupo NewJeans. Em agosto de 2024, renunciou ao cargo de diretora-executiva, mantendo-se na empresa por um curto período. Em novembro do mesmo ano, confirmou oficialmente seu desligamento da ADOR.
Foto em destaque: Min Hee Jin em uma coletiva de imprensa, Han Myung-Gu/WireImage.