
Caso Oh Young Soo: Promotoria recorre ao Supremo após absolvição
Promotores apresentaram, em 17 de novembro, recurso ao Tribunal Superior da Coreia do Sul solicitando revisão na absolvição do ator Oh Young Soo. No dia 11 do mesmo mês, o artista foi inocentado pelo Tribunal de Apelação da condenação por assédio sexual, sendo alegado provas insuficientes. Atualmente, o caso se encontra com a Suprema Corte.
- Leia mais: Incêndio em centro logístico na Coreia é controlado após 60 horas
- Leia mais: NewJeans: ADOR anuncia medidas para proteger os direitos do grupo
Conhecido por seu papel como “Jogador 001” em “Round 6”, Oh Young Soo foi acusado de assédio sexual por uma colega de teatro. No primeiro julgamento, o ator havia sido indiciado e condenado a oito meses de prisão, além de tratamentos para crimes sexuais. Oh Young Soo sempre se declarou inocente das acusações.

Foto: Divulgação/NETFLIX
Mudança de veredito
Os promotores responsáveis pelo caso de Oh Young Soo entraram com recurso contra a decisão de absolvição do ator de 81 anos, levando uma petição para a Suprema Corte da Coreia do Sul. Anteriormente, o artista havia sido sentenciado à prisão.
Quando a denúncia veio à tona em 2021, o artista foi indiciado sem voz de prisão, porém, no primeiro julgamento de Young Soo, em 2024, o réu havia sido condenado a oito meses de prisão e 40 horas de tratamentos para crimes sexuais. Na época, a promotoria já havia solicitado uma revisão na pena, pedindo uma sentença de um ano. Porém, em 11 de novembro deste ano, a Divisão de Apelações Criminais 6 do Tribunal Distrital de Suwon reverteu a condenação e declarou o ator como inocente.
Neste segundo julgamento, o Tribunal alegou que não haviam provas suficientes para condenar Oh Young Soo – que existem suspeitas mas também contradições nos depoimentos da vítima. Os juízes declararam que a memória da vítima poderia ter sido afetada, além de que “quando existe dúvida razoável, o benefício deve ser dado ao réu“.
A popularidade do ator na época da denúncia, como o personagem “Jogador 001” na série “Round 6”, também foi levada em consideração: “Dada sua crescente popularidade global por causa de ‘Squid Game’ da Netflix, até mesmo o surgimento de uma acusação de crime sexual poderia ter impactado significativamente seus projetos“.
Com a nova decisão, a promotoria entra com recurso e pede a revisão da sentença para um ano de prisão.
As acusações
A vítima, referida como Sra. A, alega que Oh Young Soo, de 81 anos, a assediou sexualmente em 2017 em duas ocasiões: o ator teria a abraçado e beijado à força. O artista admitiu que em um momento segurou a mão da Sra. A para lhe mostrar o caminho mas que não houve nenhuma ação ilegal.
Oh Young Soo se declarou inocente desde o início e encaminhou uma mensagem de desculpas à vítima. Segundo o ator, as desculpas não foram por reconhecer sua culpa, mas sim, porque a Sra. A havia dito que não “criaria caso” caso ele transmitisse seu arrependimento. Diante da última decisão pela sua absolvição, ele agradeceu ao tribunal pelo que chamou de “decisão sábia“.
Já a Sra. A chamou o veredito de “deplorável” e indagou que o sistema judiciário sul-coreano deveria “refletir seriamente sobre a mensagem social que essa decisão transmite.” A decisão gerou reações controversas na Coreia do Sul, especialmente em um momento onde se vê uma crescente nas discussões sobre casos de assédio sexual no país.
Foto Destaque: Divulgação/Xsportsnews