
Maki Otsuki, voz clássica de One Piece, é retirada do palco durante festival na China
No dia 28 de novembro, a cantora Maki Otsuki, responsável pela interpretação memorável do primeiro tema de encerramento do anime “One Piece”, foi retirada do palco durante uma performance no Bandai Namco Festival 2025 em Xangai. O acontecimento chocou fãs da artista e amantes do animes, causando revolta nas redes sociais e posterior comunicado de sua assessoria.
Leia mais: Stray Kids alcança pela oitava vez o 1º lugar da Billboard 200 com “Do It”
Leia mais: Youtube Music Korea divulga lista dos artistas de K-pop mais ouvidos na plataforma
Durante a apresentação animada de Maki Otsuki, as luzes se apagaram e a música parou repentinamente. Dois seguranças escoltaram a artista para fora do palco e imagens coletadas por fãs mostram o choque da artista, enquanto a plateia também se questionava o que estava acontecendo e o que estavam fazendo com Maki.

Respostas e explicações ao acontecimento
Em nota, a assessoria de Maki Otsuki relatou que o ocorrido aconteceu por “circunstâncias inevitáveis” e a próxima apresentação marcada para o dia 30 também foi cancelada por motivos que os organizadores chamaram de “análise abrangente de diversos fatores”. Nas redes sociais, os fãs se movimentaram e questionaram se isso não era uma força maior vinda de tensões diplomáticas.
Sabe-se que a China e o Japão estão passando por tensões diplomáticas que estão ultrapassando os limites políticos e atingindo o cultural. Isso ocorreu após, neste mês, a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, declarar que o país poderia agir militarmente caso a China realizasse um ataque contra Taiwan. A China, que considera Taiwan parte de seu próprio território, não descarta recuperá-la até mesmo por meios militares, reagiu duramente às falas de Takaichi e também passou a orientar seus cidadãos a evitarem viagens ao Japão.
O que ocorreu com Maki foi o caso mais recente de um evento cultural cancelado devido às tensões entre as duas maiores economias asiáticas. Além dela, outros artistas que iriam se apresentar foram afetados, como o grupo feminino japonês Momoiro Clover Z, a cantora pop Ayumi Hamasaki e a pianista de jazz Hiromi Uehara, segundo a Kyodo News.
História de Maki Otsuki até One Piece
Nascida em 11 de maio de 1973 na província de Fukui, Maki Otsuki começou a ganhar reconhecimento no fim dos anos 1990 ao interpretar os primeiros temas de encerramento do anime. Sua voz suave e emotiva logo ganhou mais notoriedade e fama no meio musical japonês. A relação de Maki com “One Piece” começou logo no início da adaptação para anime, em 1999, quando ela foi escolhida para interpretar o primeiro tema de encerramento da série, “Memories”. No ano seguinte, ela retornou ao anime para cantar “Run! Run! Run!”, o segundo ending, reforçando ainda mais sua presença no universo da franquia e no coração dos fãs.
Essas duas músicas se tornaram símbolos da era clássica de One Piece, criando uma forte conexão emocional entre sua voz e os primeiros passos de Luffy e sua tripulação. Por isso, Maki Otsuki se transformou em um nome querido e nostálgico dentro da comunidade de fãs, mesmo não sendo uma artista que aparecia com frequência na grande mídia japonesa.
Já em 2024, mais de duas décadas após sua primeira participação, Maki Otsuki fez um retorno inesperado ao universo do anime com a música “Dear Sunrise”, novo tema de encerramento que celebrou a fase mais recente da animação. A volta foi amplamente celebrada por fãs, que viram nela um elo direto entre o passado e o presente da obra.
Foto Destaque: Imagem da cantora Maki Otsuki. Divulgação/@maki0511