Korean Magazine BR

Coreia do Sul afirma que responderá provocações do Norte

Presidente sul-coreano critíca Coreia do Norte por regime a favor de armas nucleres, enquanto isso, tensão entre as coreais aumenta.

Em conferência de Ilsan, Gyeonggi, nesta terça-feira (28), o Presidente Yoon Suk disse que o regime norte-coreano quer compensar as capacidades militares não nucleares da Coreia do Sul com armas nucleares, na tentativa de neutralizar nosso povo pela segurança. Com a intenção de quebrar alianças, ameaçando usar a força nuclear. Ele ainda pontuou que acha um absurdo.

Em resposta as tratativas, o ministro da Defesa, Shin Won-sik, disse que os militares do Sul responderão a qualquer provocação do Norte sem hesitação. Essa afirmação aconterceu enquanto o Norte restaurava postos de guarda na zona desmilitarizada (DMZ).

“Devemos deixar o inimigo consciente que qualquer ação imprudente, que prejudique a paz é o início da destruição”, disse Shin aos chefes de Estado-Maior do Exército, da Marinha e da Força Aérea em reunião. Além disso, acrescentou que os oficiais militares sul-coreanos teriam margem de manobra para responder às provocações do Norte, sem necessidade de reportar ao governo primeiro.


afeaf577 d656 4cde a4f7 2214bd3fae19
Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, fala com os chefes de gabinete na sede do ministério em Seul na terça-feira (28). (Korea JoongAng Daily/Reprodução)

Acordo de desmilitarização

Após declaração do ministro, segui-se a reconstrução de postos de guarda pelo Norte ao longo da fronteira entre as duas Coreias. Suspendendo o acordo militar de 2018.

O acordo, que foi assinado pelo então presidente sul-coreano Moon Jae-in e pelo líder norte-coreano Kim Jong-un. O tratado implicou na demolição de postos de guarda em ambos os lados, num raio de 1 quilómetro (0,62 milhas) da linha de demarcação militar e a proibição de exercícios militares e voos de vigilância perto da fronteira para reduzir o risco de confrontos acidentais.

Autoridades do Ministério da Defesa divulgaram fotos que mostram soldados norte-coreanos construindo torres de observação improvisadas, nesta segunda-feira (27). Enquanto isso, carregavam grandes armas de fogo para a zona desmilitarizada.

Entretanto, Kim Myung-soo, presidente do JCS, disse à imprensa que o Sul tomará “medidas correspondentes”.

Imagem destaque: President Yoon Suk na conferência de Ilsan, Gyeonggi (Korea JoongAng Daily/Reprodução)