
CRÍTICA | Solo Camping For Two não é apenas um anime de acampamento
Solo Camping For Two (Futari Solo Camp) é um dos animes da temporada que contam com lançamento semanal de episódios. Por meio da Crunchyroll, fãs da obra podem assistir mundialmente um novo capítulo da adaptação nas quintas-feiras até o dia 18 de dezembro de 2025, quando a primeira temporada se encerra com seu 24º episódio. No momento, o anime conta com 5 episódios disponíveis no serviço de streaming.
- Leia mais: Crunchyroll lança anime de Solo Camping For Two em julho
- Leia mais: “O Verão em que Hikaru Morreu”: mais perguntas do que respostas
Não pare em apenas 2 episódios
Solo Camping For Two se trata de um slice-of-life com temática de acampamento e é baseada no mangá de mesmo nome, que se encontra com 52 capítulos. No começo da história conhecemos um dos dois protagonistas, Gen Kinokura, um adulto de 34 anos que aprecia a solidão de acampar sozinho. Já um pouco mais tarde, ainda no primeiro episódio, temos a apresentação de Shizuku Kusano, uma jovem de 20 anos que começou a acampar sozinha com despreparo. Em uma noite fria, esses dois personagens se encontram de uma forma inusitada e um dos principais pontos de desistência dos espectadores acontece: trazendo a tona um humor japonês questionável (e que felizmente não ultrapassa o episódio-piloto), Gen encontra a jovem de calcinha secando a calça em sua fogueira.

Outra questão que motiva alguns espectadores a abandonar a obra é a personalidade da jovem Shizuku, que começa a jornada do anime com características que a fazem ser considerada “irritante” em um primeiro olhar: ela é imatura, dependente e expansiva, fazendo com que o telespectador sinta extrema pena de Gen. Isso, porém, começa a mudar após os dois primeiros episódios, usados com o principal objetivo de introduzir a temática, quando o desenvolvimento pessoal dos personagens se inicia.
Assim, é indicado que o espectador não tire conclusões precipitadas e insista nos 5 episódios disponíveis.
[A partir daqui a crítica poderá conter spoilers até o 5º episódio]
Os personagens e o retrato da vida adulta
Desenvolver personagens com diferenças consideráveis de idade pode ser uma tarefa desafiadora, mas essa é uma questão que Solo Camping For Two não perdeu de foco. Dessa forma, o anime aproveita essa disparidade etária para representar as fases da vida adulta: de um lado, Shizuku é uma jovem adulta de em processo de amadurecimento e conquista de independência e, já Gen, é um adulto já instalado na solidão e rigidez que a maturidade e a idade trazem.
Considerando esses perfis etários, a dinâmica entre os personagens começa com a oposição “rabugento X irritante”, semelhante a dos personagens ocidentais Shrek e Burro, respectivamente. Como personagem rabugento, Gen é um campista experiente que prefere passar seus dias na natureza acampando sozinho. Ranzinza e solitário a ponto de também ser orgulhoso, seu temperamento lembra um pouco ao do personagem Shrek, que gosta de ficar sozinho em seu pântano. A dinâmica entre Gen e a atrapalhada Shizuku, que chega tarde ao camping e se encontra sem lugar para ficar, guia o espectador por essa leitura quando a personagem “irritante” insiste em ficar junto ao rabugento mesmo sendo afastado.

O processo de desenvolvimento dos personagens se constrói principalmente a partir de dois fatores: a relação entre eles, que envolve um afeiçoamento entre os personagens, e a relação de cada um com si próprio, que os faz crescer e superar seus comportamentos ruins dominantes.
Além de ter personalidade anti social, diretamente ligada a morte prematura de seu pai, Gen também é uma pessoa muito orgulhosa, se recusando a ter companhia e parecer que precisa de ajuda. Essa é uma característica que descobrimos no episódio piloto do anime, quando o personagem diz ao espectador que sempre quis fazer um delicioso frango na cerveja durante um acampamento, mas que nunca o fez porque era uma tarefa muito difícil para fazer sozinho. E, já quando Shizuku oferece parte desse prato a ele como agradecimento, Gen recusa.
Quando falamos do desenvolvimento de personagens com comportamentos dominantes, relacionamos também um “personagem opositor”, que possui a função narrativa de confrontar esse comportamento. Nesse caso, é possível dizer que os protagonistas possuem efeito sobre comportamentos um do outro: enquanto Shizuku promove o rejuvenescimento de Gen, retomando um propósito de repassar os ensinamentos de seu falecido pai e desconstruindo sua atmosfera antissocial, Gen promove o sentimento de independência e responsabilidade a Shizuku, que passa encarar seus problemas sozinhas antes te pedir ajuda imediatamente e passa a encarar a solidão de outra forma.
“Solo Camping For Two” é uma dinâmica de se relacionar
Um fato curioso sobre o anime é que seu título é mencionado diversas vezes. Com o sentido de “Acampar sozinho à dois”, Shizuku pensa nessa denominação como um novo modo de acampar, em que dois campistas praticam a atividade separadamente, mas com alguma proximidade que permita que se ajudem e passem algum tempo juntos se quiserem. Isso ocorre porque ela ainda não possui o preparo necessário para acampar sozinha e espera que Gen possa a ensinar.

Porém, além do nome e de sua invenção como atividade, a dinâmica carregada vai muito além do óbvio. O anime também é uma alegoria ao funcionamento de um relacionamento: duas pessoas têm sua zona em comum, em que fortalecem suas conexões e encontram significado para vida, mas também se faz necessário possuir seus espaços privados para se desenvolver como indivíduos. A lição dada pelo anime também é representada pelo título do segundo episódio “Aproveite a Solidão”.
No fim, Solo Camping For Two mostra como um parceiro pode colaborar para o desenvolvimento de alguém, mesmo às vezes em situações em que se deve sair da zona de conforto, e que essa dinâmica é justamente como se desenvolver sozinho ao lado de alguém.
Foto destaque: Cena de Solo Camping For Two. Reprodução/Crunchyroll