
Crushology 101 amarga rejeição do público sul-coreano
A emissora sul-coreana MBC enfrenta um de seus maiores fracassos recentes com o drama Crushology 101. Após apenas dois episódios, a produção amargou índices de audiência abaixo de 1%, com o segundo capítulo registrando apenas 0,9% no ranking da Nielsen Korea — o pior desempenho da faixa de sexta a sábado da emissora. Lançado em 11 de abril, o k-drama segue a trajetória de Bunny (vivida por Roh Jeong Eui), uma jovem universitária que tenta se recuperar de um término traumático enquanto se envolve com novos pretendentes. A trama leve e ambientada em um campus colorido prometia repetir o sucesso de Undercover High School, mas não conseguiu atrair o público esperado.
- Leia Mais: “Nine Puzzles”: Novo drama da Disney+ ganha data de estreia e pôster misterioso
- Leia Mais: Banda de ‘Hospital Playlist’ lançará trilha sonora para ‘Resident Playbook’
Especialistas apontam que Crushology 101 falhou ao ignorar o perfil tradicional do público da MBC, formado majoritariamente por mulheres com mais de 40 anos. Segundo o crítico Kim Sung Soo, esse grupo costuma buscar histórias com maior profundidade emocional ou crítica social — elementos ausentes nos episódios iniciais. Além disso, a produção também foi criticada por priorizar a estética do elenco em detrimento do enredo. A sequência em que Bunny é rejeitada por um ex-namorado menos atraente e, em seguida, cercada por homens bonitos, causou desconforto em parte da audiência. A falta de conexão emocional e a superficialidade do roteiro se mostraram decisivas para o baixo engajamento.

Estreia em meio à concorrência intensa agravou a situação
Além das fragilidades internas, a estreia coincidiu com os episódios finais de dois dramas populares: Buried Hearts, da SBS, e The Art of Negotiation, da JTBC. Com altos índices de audiência — 15,4% e 10,3%, respectivamente —, as atrações rivais monopolizaram a atenção do público no fim de semana, deixando pouco espaço para novidades como Crushology 101. Outro ponto apontado por analistas é a ausência de atores de grande apelo. Apesar da boa performance de Roh Jeong Eui, os demais integrantes do elenco são estreantes ou nomes pouco conhecidos. Essa combinação dificultou ainda mais a fidelização da audiência, que tende a buscar rostos familiares em tramas tradicionais.
Chance de reviravolta ainda existe, dizem especialistas
Apesar do início desastroso, críticos mantêm certo otimismo. Para Jung Deok Hyun, especialista em cultura pop, a série ainda pode se recuperar. “Romances juvenis bem-sucedidos costumam combinar leveza com temas universais. Se os roteiristas conseguirem desenvolver um arco mais emocional e menos superficial, ainda há tempo para reconquistar o público”, afirma. Com diversos episódios pela frente, Crushology 101 tem a oportunidade de ajustar o tom e ampliar sua audiência. O desafio, no entanto, será reposicionar a narrativa sem perder a identidade juvenil, ao mesmo tempo em que se conecta com um público mais maduro — a base histórica da MBC. No Brasil o k-drama está sendo transmitido pelo VIKI.
Foto Destaque: protagonistas de Crushology 101. Divulgação/MBC