Existem inúmeras séries de animes super populares, porém, poucas são tão complexas quanto a obra de Hideaki Anno, Neon Genesis Evangelion. A icônica criação de Anno fala sobre mechas, apocalipse, religião, depressão e o peso de ser um humano. Tendo dois pontos de vista: um de forma superficial, e o outro de forma profunda, Genesis Evangelion mistura ação com uma abordagem filosófica e psicológica, confira:
No anime, um cataclismo global intitulado de Segundo Impacto, traz para a terra monstros gigantes conhecidos como Anjos. A fim de enfrentar as criaturas, uma organização conhecida como NERV desenvolvem robôs gigantes, chamados de Evas, que podem ser pilotados por adolescentes.
A real abordagem da animação
Apesar de possuir um tema central semelhante a diversos animes, Genesis Evangelion não é sobre robôs lutando contra monstros gigantes, isso é apenas a ponta do iceberg.
O anime apresenta os personagens Shinji (protagonista), Asuka, e Rei, com diferentes traumas, solidão e necessidade de aceitação. A série questiona por que é tão difícil se conectar com outras pessoas. Para isso, a narrativa utiliza o conceito do “Dilema do Porco-Espinho” – quanto mais próximo o porco-espinho estiver do outro, maior a chance de se ferirem devido aos espinhos que carregam.
Os conceitos de religião e simbolismo bíblicos também estão presentes em Genesis Evangelion, como Anjos e Adão. Esses conceitos são atribuídos à obra de forma estética e não religiosa. O criador Hideaki Anno, usa essas referências para dar um tom e profundidade à narrativa.
Foto: Divulgação/Estúdio Khara
Curiosidades sobre Neon Genesis Evangelion
Fala de Kaworu em The First Rebuild sugere uma realidade estranha
Além do anime original Neon Genesis Evangelion, existem diversos spin-off, incluindo a série de filmes Rebuild of Evangelion, lançada entre 2007 e 2021. Oficialmente, os filmes foram reconhecidos como um reboot de Evangelion com sua própria história independente; no entanto, existe uma pequena frase de Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone, que sugere outra ideia, a de uma realidade mais surpreendente para a jornada de Shinji Ikari.
Vale ressaltar que em sua maior parte, Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone é uma refilmagem quadro a quadro dos seis primeiros episódios de Neon Genesis Evangelion, contendo os mesmo diálogos na maioria das cenas. Porém, a narrativa do filme se distancia da original a partir do segundo ato, incluindo uma aparição surpresa de Kaworu Nagisa – personagem que esteve presente somente no episódio 24 da série original.
Em sua estreia cinematográfica, Kaworu surge de um dos diversos e misteriosos caixões na Lua. Neste momento, Kaworu pronuncia uma frase que coloca em xeque toda a cronologia da franquia. No filme o personagem age de forma diferente da série, ao invés de aguardar ordens e agir com ironia, Kaworu olha para a terra com carrinho antes de dizer:
“O terceiro de novo, hein? Você nunca muda, né?”
Apesar de Kaworu não mencionar de forma explícita o protagonista Shinji Ikari (o único personagem a ser chamado de Terceiro Filho), o Anjo demonstra um nível de familiaridade, tanto por Shinji, quanto pelas circunstâncias gerais.
Outro ponto ainda mais interessante é a linguagem utilizada por Kaworu – fazendo o uso das “de novo” e da frase “Você nunca muda” – o que sugere que o Anjo possui memórias de Shinji Ikari que antecedem os eventos do primeiro filme de Rebuild. Para que isso seja verdade, é necessário que Kaworu precise ter vivido a história de Evangelion pelo menos uma vez. Existem vários indícios de que isso pode ser possível.
Foto: Divulgação/Estúdio Gainax
O diálogo de Kaworu e a relação dos filmes de Rebuild com NGE
Apesar dos longas metragens Rebuild serem considerados um reboot da série original, nada no cânone afirma que esse seja necessariamente o caso. Existem inúmeras pistas que sugerem que os filmes Rebuild se passam após os eventos de Neon Genesis Evangelion e End of Evangelion, incluindo a citação de Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone.
O personagem Kaworu Nagisa ainda conta com outra frase, que sugere lembrar-se de sua experiência no Neon Genesis Evangelion original. Durante Evangelion 2.0 You Can (Not) Advance, Kaworu se prepara para o possível desfecho do Terceiro Impacto, o que o leva a dizer:
“Chegou a hora prometida, Shinji Ikari. Desta vez, eu te falei feliz.”
Novamente, a fala de Kaworu sugere que está não é a primeira vez que ele vivencia esses eventos, o que confirma que sua fala nos filmes Rebuild não foi uma linguagem pouco clara ou fraseado de forma aleatória.
Além da fala de Kaworu, os contornos em giz dos EVAs produzidos em massa e a mancha de sangue na Lua que aparece em End of Evangelion também podem ser observados nos eventos da franquia Rebuild. Esses detalhes sugerem a relação entre as diferentes adaptações, tornando-os mais uma sequência direta.
Embora a relação e o enriquecimento de detalhes temporais criam uma fascinante linha condutora entre os eventos de Shinji Ikari. Nada é oficialmente confirmado.