EXO-CBX perde todas as ações judiciais contra a SM Entertainment
Documentos oficiais divulgados publicamente nesta terça-feira (28) oficializaram mais uma derrota da subunit EXO-CBX contra a SM Entertainment. É a sexta derrota consecutiva enfrentada pelos cantores Chen, Baekhyun e Xiumin, que alegam falta de transparência financeira da SM, além da imposição de contratos injustos e violação de cláusulas do acordo. As autoridades não encontraram nenhuma evidência de conduta ilegal por parte da empresa.
Leia mais: Kim Soo-hyun refuta acusações de relacionamento com Kim Sae‑ron
Leia mais: Justiça multa Min Hee Jin, ex-CEO da ADOR, por assédio no trabalho
O conflito entre a gravadora e o EXO-CBX iniciou em junho de 2023, quando os artistas notificaram a SM Entertainment sobre a intenção de rescindimento de contrato, alegando termos contratuais de longo prazo injustos. As atividades do EXO-CBX e de carreira solo dos idols passaram a ser administradas pelo selo próprio do trio, a INB100. Porém, novas acusações da SM levaram a uma disputa legal que resultou na derrota de Chen, Baekhyun e Xiumin em todas as alegações contra a empresa.
Em junho de 2023, a unidade EXO-CBX, formada pelos cantores Chen, Baekhyun e Xiumin, exigiu a rescisão de seu contrato com a gravadora SM Entertainment, alegando que a empresa não era transparente em seus relatórios financeiros e que induziu a assinatura de contratos injustos de longa duração. Em contrapartida, o selo musical negou as acusações e afirmou que os idols estavam sendo influenciados por terceiros.
No mesmo mês, ambas as partes assinaram o “Acordo 6.18”, que firmava que as atividades com o grupo EXO seguiam abaixo da administração da SM, enquanto projetos do CBX e de carreira solo, seriam gerenciados pela selo da unidade, a INB100. Porém, houveram cláusulas de divisão de lucro e direitos de imagem, onde a SM receberia 10% dos ganhos do trio.
Em junho de 2024, a gravadora entrou com uma ação judicial contra o CBX, acusando-os de não repassarem a porcentagem combinada no contrato. O grupo refutou que a cobrança dos ganhos era indevida e não prevista no acordo, além de apresentarem uma denúncia criminal contra executivos da SM, alegando práticas abusivas – porém, o caso foi arquivado por falta de provas.
De forma sequencial, o trio tentou ações junto a Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) e do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo (MCST) para divulgação de documentos, porém todas foram rejeitadas. Tanto a polícia como a promotoria, não encontraram provas de que a SM Entertainment estaria envolvida em práticas ilegais ou enganosas, rejeitando o pedido de término de contrato exclusivo com a empresa por parte do CBX.
O Tribunal Distrital do Leste de Seul indicou que os cantores estava procurando “um meio de pressionar psicologicamente a SM e contrário à natureza provisória de tais liminares” ao solicitar a divulgação de documentos de contabilidade ao longo de 13 anos. A KFTC também diz não ter encontrado nenhuma irregularidade por parte da empresa na acusação de violações injustas de contratos e subsídios.
Chen, Baekhyun e Xiumin oficialmente ainda fazem parte do EXO, porém, a SM anunciou em suas redes oficiais o fan meeting “EXO’verse” no mês de dezembro, na Inspire Arena em Incheon, e o lançamento de um álbum previsto para o primeiro trimestre de 2026, e o trio não está entre os participantes de ambas as atividades. Apenas os integrantes Suho, Chanyeol, D.O., Kai, Sehun e Lay participarão desse momento ao lado dos fãs.
Foto Destaque: Divulgação/INB100
A agência BELIFT LAB, responsável pelo grupo feminino de K-pop ILLIT, anunciou nesta segunda-feira (3)…
O grupo masculino EXO divulgou no dia 27 de outubro um encontro mais do que…
A cultura sul-coreana foi um dos grandes destaques da APEC CEO Summit 2025, realizada no…
Chegamos novamente na famosa spooky season, mais conhecido como Halloween, onde alguns comemoram indo em…
Todos os seis membros do grupo sul-coreano OnlyOneOf anunciaram oficialmente o fim de seu vínculo…
O Festival K-Pop de Wonju 2025, que estava originalmente programado para ocorrer nos dias 10…