Feira do Bom Retiro. (Foto: Divulgação)
Abaixo-assinado reflete o apoio popular à ‘Feira do Bom Retiro’, que continua com suas atividades culturais e comerciais na Rua Cônego Martins, no Bom Retiro
O apoio à permanência da Feira do Bom Retiro na Rua Cônego Martins continua crescendo. Após o lançamento do abaixo-assinado nesta semana, a iniciativa já alcançou mais de 7 mil assinaturas, inclusive de pessoas de outras regiões do Brasil. O evento, conhecido por promover a multiculturalidade e benfeitorias para o bairro, tem sido amplamente elogiado desde sua inauguração em fevereiro de 2022. A iniciativa teve de ser realizada após a solicitação de alguns comerciantes para que a Feira seja suspensa do atual endereço.
“Saio do meu estado de 3 a 4 vezes ao ano para ir a São Paulo e visitar o Bom Retiro, curtir o bairro e principalmente a Feira, que amo”, comentou Isabel Tereza Ribeiro Lunardi, uma das apoiadoras do movimento, no site do abaixo-assinado. Esse sentimento é compartilhado por muitos outros frequentadores que veem na Feira um atrativo não só para aproveitar o evento, mas também para explorar o comércio local.
O evento tem se destacado como um espaço que promove a diversidade, reunindo elementos das culturas coreana, chinesa e boliviana, entre outras. A programação atrai visitantes que, de outra forma, talvez não visitariam o bairro, como destacou Sabrina Simões, de Guarulhos: “Eu só tive a iniciativa de ir até o Bom Retiro por conta da Feira, e me deu vontade de voltar para conhecer outros comércios próximos. Antes não cogitava a visita por achar perigoso, mas percebi que a Feira deixa a região mais segura.”
O apoio à Feira também veio de turistas, que reconhecem o impacto positivo do evento na promoção do comércio local. “O evento não é uma ameaça. Eu mesma vou ao bairro para ir à Feira e sempre faço compras nas lojas, uma vez ao mês, coisa que eu não fazia antes”, declarou Sueli Soares Silva.
Mesmo em meio a essa situação, a Feira do Bom Retiro mantém sua programação regular e continuará promovendo ideais como a multiculturalidade e visibilidade do bairro. Neste sábado, dia 02, o público poderá aproveitar o Random Play Dance, com hits do K-Pop, e Pista Livre, com apresentações variadas, enquanto no dia 09 de novembro haverá performances de covers, reforçando o compromisso do evento em ajudar na promoção de artistas independentes.
O abaixo-assinado segue ativo e continua recebendo o apoio de moradores, turistas e visitantes que reconhecem a importância da Feira para o bairro. Com mais de 7 mil assinaturas já registradas, o objetivo é garantir que o evento continue a ser realizado na Rua Cônego Martins, local que se tornou sinônimo de revitalização, segurança e inclusão cultural.
A Feira do Bom Retiro acontece todo sábado, das 10h às 17h, com entrada gratuita e diversas barracas de comida, bebida, produtos de K-Pop e K-Drama. As estações Luz e Tiradentes estão a cerca de 5 minutos do local.
Foto Destaque: Feira do Bom Retiro. Reprodução/Divulgação
Mesmo durante seu período no serviço militar, o cantor Cha Eun-woo não deixa seus fãs…
Após rumores de que o mais novo comeback do grupo BLACKPINK aconteceria em dezembro deste…
O cantor Yunho, do TVXQ, lançou seu primeiro álbum da carreira solo, "I Know", no…
O grupo sul-coreano SEVENTEEN, um dos maiores nomes do K-pop da atualidade, prepara uma experiência…
O live-action de “Enrolados”, um dos clássicos mais amados da Disney, voltou a movimentar as…
Change Street é o nome do programa que marcará os 60 anos de relações diplomáticas…