
GMMTV enfrenta críticas por escalação e abordagem de personagem trans em novo GL
A famosa produtora tailandesa GMMTV, popular por produções BL (boys love) e GL (girls love), está sendo fortemente atacada pelo anúncio de seu novo drama GL de 2026, “Her The Series”. Após o lançamento do trailer no dia 25 de novembro, a produtora vem recebendo críticas e pedidos de cancelamento dos internautas após descobrirem a principal reviravolta na trama.
Leia mais: GMMTV acaba de anunciar a line-up de 2026
Leia mais: JTBC divulga o primeiro teaser do drama Love Me
O elenco traz “Namtan” Tipnaree Weerawatnodom, “Film” Rachanun Mahapreukpong e “Junior” Panachai Sriariyarungruang, conhecidos pelo trabalho em Pluto, drama também GL de 2024 também da GMMTV. O que antes estava causando euforia entre os fãs, agora promove um debate sobre questões na escolha de elenco e diretrizes da própria empresa.

Sobre o enredo de Her The Series
Junior e Namtan interpretam Arpo, personagem designado homem ao nascer. Depois de enfrentar a traição da noiva e ser gravemente ferido pelo padrasto da mesma em um ataque brutal, Arpo forja a própria morte e volta mais tarde como uma mulher em busca de justiça e vingança, mas não contava que no meio do processo, se apaixonaria por uma mulher. Embora o enredo seja algo comum nesse estilo de drama, alguns internautas apontaram a transformação de Arpo por meio de uma cirurgia de afirmação de gênero.
Tais afirmações ganharam mais força, quando em um momento do teaser, Arpo parece usar dilatadores, que são utilizados por pessoas que se submeteram a uma vaginoplastia, procedimento que cria um canal vaginal que precisa ser mantido aberto por meio desses dilatadores.
Ao ser questionada, Namtan teria confirmado o enredo e afirmado que interpretaria a personagem após a transição de gênero, o que gerou mais discussões na rede social X (antigo Twitter). Durante o evento da GMMTV2026, a atriz comentou em entrevista sobre o enredo:
“Apo quis vingança, então transformou cirurgicamente todo o corpo. Na série, vou interpretar o personagem após a transição de gênero — como uma mulher trans, o que é um grande desafio para mim.“
Críticas e reações do público sobre a trama
As críticas acerca da história e da atitude da GMMTV foram diversas. Entre as mais comentadas, está a escolha da empresa de incluir um protagonista masculino em uma produção LGBTQIAP+, a escolha de uma mulher cisgenero para o papel de uma mulher transgênero mesmo que a GMMTV tenha atrizes trans contratadas e o uso banalizado da cirurgia de afirmação de gênero, que mesmo sendo um processo extremamente difícil e delicado, foi tratado como peça de vingança da personagem.
Internautas apontaram como é difícil para pessoas transgênero fazerem a cirurgia e como a representação da empresa além de irresponsável, também perigosa, pois usa a transição como “ferramenta” e não uma identidade e processo pessoal. Outros comentários foram diretamente a GMMTV, uma potência no meio de produções LGBTQIAP+ e conhecida por seu progresso, ter escolhido o enredo de “Her The Series”. Pedidos de cancelamento estão se espalhando pelas redes sociais e até o momento, a produtora não se pronunciou.
“No início eu tinha ficado em dúvida sobre a história de Her e sobre o que realmente se tratava. Cheguei até a postar achando que fosse sobre reencarnação. Mas, depois de assistir ao piloto com calma e ver a entrevista da Namtan explicando a trama, tudo ficou ainda pior“, ressaltou uma fã brasileira em seu perfil do X. mostrando que as críticas atravessaram fronteiras, visto que a Tailândia é o maior polo mundial de cirurgias de ressignificação sexual.
Ascensão global da GMMTV
Fundada em agosto de 1995, A GMMTV (abreviação de Grammy Television) é uma produtora de televisão e agência de talentos, parte do conglomerado tailandês GMM Grammy. Nos primeiros anos, a empresa tinha o foco, sobretudo em vídeos musicais, programas de música e conteúdos para canais analógicos da Tailândia, mas atualmente, é conhecida por ter “entretenimento completo”.
A ascensão global veio com produções versáteis e jovens, que vão de romances adolescentes a dramas de fantasia, suspense, comédias e séries BL e GL. Entre as produções mais famosas tem: “2gether” (2020), “Bad Buddy” (2021), “23.5” (2024) e “Gap: The Series” (2022). As séries recentes colocaram a produtora no radar mundial e com tendência à maior crescimento.
Para além da TV, a GMMTV ampliou seu alcance por meio de eventos, mercadorias e fan-meetings, reforçando o vínculo entre fãs e elenco, o que cria comunidades de seguidores fiéis e contribui para o “soft power” tailandês no exterior.
Foto Destaque: Poster de “Her The Series”. Divulgação/GMMTV