
Grammy 2026: Rosé, Katseye e HUNTR/X são indicadas à premiação
Nesta sexta-feira (7), foi anunciado as indicações da maior premiação do mundo da música, o Grammy Awards. Nomes conhecidos no universo do k-pop não ficaram de fora. Rosé, Katseye e HUNTR/X possuem seus nomes em algumas das categorias da maior noite que reconhece os projetos realizados entre agosto de 2024 e agosto de 2025.
Rosé está presente em três categorias, a de música, gravação e melhor performance de duo/grupo pop do ano, todas com a música “APT” em parceria com o cantor Bruno Mars. O girlgroup de pop global, Katseye, está em melhor performance duo/group, com “Gabriela”, e artista revelação. No caso das HUNTR/X, grupo do longa “As Guerreiras do K-pop”, estão concorrendo em música do ano, melhor Performance de duo/grupo pop e melhor gravação remixada, todas com o single “Golden” feita especialmente para a trilha musical do filme da Netflix.
- Leia mais: Comeback do BLACKPINK é adiado para janeiro de 2026
- Leia mais: Le SSERAFIM tem estreia gloriosa na Billboard com a música “Spaghetti”
Entendendo o Grammy
O evento é organizado pela The Recording Academy (“Academia de Gravações”). O Grammy reconhece excelência em gravações, composições e performance artística, distribuída em 95 categorias que tratam tanto de gêneros musicais quanto de campos técnicos.
Para que uma obra possa entrar na disputa, ela deve ter sido lançada comercialmente, venda ou streaming/distribuição reconhecida, dentro do período de elegibilidade que o nesse caso é de 31 de agosto de 2024 a 30 de agosto de 2025.
Após os artistas submeterem seus projetos, os integrantes da academia realizam uma votação para quem serão os indicados finais, e também para quem serão os vencedores da noite. No entanto, eles não votam em todas as categorias existentes no Grammy. Cada votante pode voto em, no máximo, dez categorias dentro de até três campos de gênero, mais as seis categorias de “campo geral”, que são Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano, Produtor Não Clássico do Ano, Compositor Não Clássico do Ano e Artista Revelação.
A edição do Grammy Awards do ano que vem está prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro na Crypto.com Arena, em Los Angeles.
Crescimento do K-pop
A presença de artistas ligados ao K-pop entre os indicados do Grammy reforça o impacto global do gênero e o crescente reconhecimento de suas produções fora da Ásia. A entrada de nomes como Rosé e HUNTR/X em categorias de destaque simboliza não apenas a popularidade do estilo, mas também a sua consolidação artística diante da crítica internacional.
O Katseye também não fica de lado, aluns singles de seu último álbum lançado alcançaram altos números nos rankings musicais. A faixa “Gnarly”, lançada este ano, alcançou 305 milhões de streams no Spotify, o que mostra a aceitação do público global.
Antes dessas artistas, tivemos apenas o famoso grupo BTS concorrendo com a música “Dynamite” na categoria de melhor Performance de duo/grupo pop no ano de 2021, portanto, essas indicações representam uma abertura cada vez maior da Academia para novas sonoridades e formatos culturais. O K-pop, que há pouco mais de uma década ainda era considerado um fenômeno regional, agora mostra figuras desse cada vez mais presentes em eventos desse tipo, como foi o caso do TWICE no desfile da Victoria Secrets. Esse é um sinal de que o diálogo entre mercados musicais está mais amplo e diversificado do que nunca.
Foto em destaque: Rosé, integrantes do Katseye e grupo HUNTR/X. Divulgação/ @roses_are_rosie , HYBE e Netflix