Korean Magazine BR

Investigações contra Bang Si-hyuk, da HYBE podem ser concluídas

Nesta segunda-feira (15), a polícia de Seul divulgou novas informações a respeito das investigações contra Bang Si-hyuk.  A atualização do caso ocorreu durante a coletiva de imprensa realizada no dia de hoje. O comissário da Polícia Metropolitana de Seul declarou que a investigação está quase concluída e a polícia está analisando todos os aspectos legais do inquérito para uma conclusão sem maiores suspeitas. Um mandado de prisão é avaliado para a situação.

O presidente Bang Si-hyuk é acusado de ter enganado os investidores de 2019, antes do processo de abertura das ações da HYBE em 2020. Ele teria dito que não havia planos para uma oferta pública inicial (IPO). Essa alegação fez com que os investidores vendessem suas ações para uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada por um fundo de private equity ( PEF) formado por executivos ligados a HYBE. 

As investigações apontam que ao abrir o capital da HYBE em 2020, Bang Si-hyuk teria feito um acordo pré-existente com os acionistas da PEF, obtendo lucro de 30% após a IPO da empresa.Os valores ilícitos obtidos são estimados em 190 bilhões de wons (703 milhões de reais). Essa movimentação econômica configura-se como uma violação da Lei do Mercado de Capitais.

Início das investigações de Bang Si-hyuk

As investigações a respeito do processo de abertura das ações da HYBE começaram no final de 2024. Desde então Bang enfrenta as acusações de ganhos ilícitos. Em julho deste ano, a polícia realizou buscas na sede da empresa e chegou a convocar o presidente 5 vezes para depor. Em dezembro, as ações de Bang, avaliadas em 156 bilhões de wons ( aproximadamente 577 milhões de reais) na HYBE foram congeladas provisioriamente pelo tribunal de Seul.

image 7
Bang Si-hyuk/ Divulgação: Yonhap

Em resposta ao congelamento das ações, um representante da HYBE disse: “A apreensão provisória para fins de confisco é um procedimento padrão e não determina culpa ou inocência. Cooperamos sinceramente com a investigação e aguardamos o julgamento das autoridades”. O presidente também teve o direito de realizar viagens para fora do país retirado em agosto de 2025 até que o processo seja finalizado.

Foto Destaque: Presidente da HYBE, Bang Si-hyuk/ Divulgação: Yonhap