
Mangás de Hajime no Ippo são lançados no Brasil após longa espera
No dia 30 de agosto, a editora MPEG anunciou a publicação de um dos grandes nomes dos mangás de esportes, Hajime no Ippo. E como se não bastasse a improvável surpresa de um lançamento após 35 anos de espera, os fãs ainda descobriram que o mangá já estava disponível para compra. A notícia foi liberada no evento da empresa, o MPEG Fest 2025, onde outros títulos também receberam previsão de lançamento no Brasil.
- Leia mais: “O Verão em que Hikaru Morreu”: entre amor e a impossibilidade de voltar atrás
- Leia mais: Chainsaw Man tem personagem inspirado em Tokyo Ghoul
O mangá de Joji Morikawa seguirá com um formato 2 em 1 (dois volumes do original em um só), com o preço de 42,90 reais fixado para cada um dos 15 volumes garantidos em contrato com a editora japonesa Kodansha. A compra do primeiro volume já pode ser feita pelo site oficial da MPEG, assim como a assinatura dos 15 volumes pelo preço de 793,50 reais (com opções de parcelamento). Já em relação a brindes, a editora liberou imagens de marcadores, postais e pôsteres.

O lançamento oficial do mangá foi datado para setembro de 2025, a apenas 2 dias de distância do anúncio oficial, mas Hajime no Ippo já podia ser adquirido presencialmente durante a MPEG Fest. Assim, os fãs da obra foram recompensados por seu longo aguardo não apenas com todos os detalhes da publicação, envolvendo data de lançamento, capa oficial, preço, formato e brindes, como também com a possibilidade de sair com o mangá já em mãos.
Outros títulos que também receberam previsão de lançamento evento da editora MPEG foram Chihayafuru, Rave, Betiger, Hananoi-kun to Koi no Yamai, Kokuhaku, Yano-kun no Futsuno Hibi, Omori e Miss Fortune.

Por que Hajime no Ippo só chega agora no Brasil?
Contrariando todas as expectativas de mercado, o anúncio da editora MPEG é um voto de confiança na fidelidade dos fãs e na qualidade inegável da obra, que recebeu o prêmio Kodansha Manga em 1991. As condições para a publicação de Hajime no Ippo no Brasil eram consideradas arriscadas por alguns fatores como a popularidade do tema em um contexto social e nacional e a quantidade de volumes da obra.
Primeiramente, a questão temática promovia incerteza no sucesso da obra no Brasil. A simples explicação é que o boxe não é um esporte de grande destaque cultural no país, diferentemente do futebol, tema de Blue Lock e Supercampeões, basquete, esporte praticado em Slam Dunk e Kuroko no Basket, e até mesmo do vôlei, consagrado com Haikyuu!
Outra questão é a duração do mangá, que segue em publicação desde 1989, e já conta com 144 volumes, totalizando mais capítulos que o gigante One Piece. Dessa forma, o público e a MPEG deveriam sustentar a publicação de 72 volumes (considerando o formato escolhido) para alcançar onde Hajime no Ippo está hoje. Além disso, a obra não possui novos lançamentos no audiovisual para refrescar sua imagem para um novo público, contando principalmente com um anime encerrado em 2014 após 3 temporadas.

Sinopse de Hajime no Ippo
Hajime no Ippo gira em torno da história do protagonista Ippo Makunouchi, um jovem introvertido que passa os dias ajudando na loja de sua mãe e, por isso, não possui amizades. Ippo se torna uma vítima de bullying, sendo constantemente agredido fisicamente e criando um ódio por si mesmo por ser fraco.
Movido pela questão “O que é ser forte?”, o protagonista trilha um novo caminho após ser salvo pelo boxeador profissional Mamoru Takamura e começar a frequentar o ginásio de boxe Kamogawa. Em meio a lutas e desafios, o questionamento se mantém enquanto Ippo treina para descobrir o que é a verdadeira força.
Foto destaque: Capa do mangá de Hajime no Ippo em espanhol. Foto: Divulgação/ Planeta Cómic