
Especialistas indicam o melhor K-Drama de 2025
Em comemoração ao seu 21° aniversário, o portal sul-coreano Joy News 24 realizou uma pesquisa especial para eleger os melhores K-Dramas de 2025. O levantamento foi conduzido entre 13 e 19 de outubro, e contou com a participação de 110 profissionais da indústria, incluindo executivos de emissoras, produtores de conteúdo e jornalistas especializados em entretenimento.
Leia mais: Jun Ji Hyun recusa convite para atuar no K-drama “Koreans”
Leia mais: Jang Ki-yong e Ahn Eun-jin viram colegas após farsa amorosa em “Dynamite Kiss”
O K-Drama original da Netflix, “Se a Vida Te Der Tangerinas…”, foi eleito a melhor produção do gênero, recebendo um total de 48 votos. O resultado ressalta a produção não apenas como um sucesso que atingiu o público, mas também por sua qualidade técnica, sendo reconhecido pela crítica e especialistas do setor. Em uma pesquisa realizada em maio de 2025, pela Gallup Korea, a obra também havia alcançado o primeiro lugar em popularidade, quando 1.004 adultos foram perguntados sobre seu programa favorito.

Com um orçamento de 60 bilhões de wons (aproximadamente R$ 224 milhões), a trama se passa na ilha de Jeju, durante a década de 1950 e acompanha Ae Soon (IU) e Kwan Sik (Park Bo Gum) em um processo mútuo de amadurecimento que atravessa as quatro estações e mistura juventude, resistência e esperança.
Outros K-Dramas também ganharam destaque
Em segundo lugar, com 18 votos , “Bon Appétit, Vossa Majestade” o qual foi enaltecido por sua história envolvente e alta qualidade de direção. O K-drama conta a história da chefe Yeon Ji Young (YoonA), que viaja ao passado e passa a servir pratos modernos ao rei tirano King Lee Heon (Lee Chae Min).

Completando o pódio, “Heróis de Plantão” recebeu 10 votos na pesquisa realizada. O K-drama foi enaltecido por representar de forma precisa as situações cotidianas e os desafios enfrentados por médicos em salas de operação. A trama acompanha os desafios de um médico veterano de guerra Baek Kang Hyuk (Ju Ji Hoon) ao tentar criar um centro de trauma de primeira linha com uma equipe que à primeira vista é considerada displicente.

Pesquisa também revelou o melhor filme
Na categoria de melhor filme, a disputa foi um pouco mais acirrada. “No other choice” foi a produção que recebeu o primeiro lugar, com 23 votos . O filme, dirigido por Park Chan Wook, nos coloca na pele de Man Su (Lee Byung Hun), que foi surpreendido com a notícia de que haveria sido demitido, e escolhe um método inusitado para conseguir um novo emprego, eliminar a concorrência enquanto tenta proteger sua família. O filme conquistou cerca de três milhões de visualizações e descrita pelo diretor como o seu “projeto uma vida inteira”.

Na segunda colocação, “Harbin” aparece com 16 votos , o filme é ambientado nos início da década de 1900 e acompanha a trajetória de um grupo de ativistas coreanos na luta pela independência. O último filme a fechar o pódio é “My Daughter is a Zombie”, com 14 votos (aproximadamente 13% dos votos), que sintetiza comédia e terror na mesma obra.
Os resultados da pesquisa da Joy News 24 refletem um ano de diversidade e sofisticação para o audiovisual coreano, com produções que vão da introspecção histórica de “Se a Vida Te Der Tangerinas…” à inventividade de “Bon Appétit, Vossa Majestade” e à tensão hospitalar de “Heróis de Plantão“. Entre dramas e filmes, 2025 consolidou a Coreia do Sul como um dos centros mais vibrantes da indústria global do entretenimento.
Foto destaque: K-Drama “Se a Vida Te Der Tangerinas”. Divulgação/Netflix