Korean Magazine BR

Cha Ga-won

Pagamentos não realizados por Cha Ga-won podem afetar atividades de Taemin, EXO-CBX e THE BOYZ 

Em meio a uma recente onda de escândalos fiscais na Coreia, outra polêmica surge relacionada à falta de pagamentos por serviços prestados. De acordo com  informações publicadas pelo The Fact em 5 de fevereiro, Cha Ga-won, CEO das empresas One Hundred, Big Planet Made Entertainment e INB100, não realizou o pagamento para diversas empresas que possuem vínculos com as atividades de seus artistas. Taemin, Baekhyun, Chen, Xiumin e The Boyz são alguns nomes que podem ser afetados pela situação.  

Cha ga won 1
CEO Cha Ga-won/ Divulgação: allkpop

As empresas que prestaram serviços para os artistas da Cha Ga-won afirmam enfrentar dificuldades financeiras e problemas psicológicos. A CEO teria deixado de pagar  serviços essenciais para as atividades dos artistas como a produção de álbum, criação de conteúdo, serviços de cabelo e maquiagem e agências de marketing. Também foi relatado que os custos dos cenários usados nos programas musicais também não foram pagos.

“Não fiz nada de errado, mas me tornei devedor. Virei um mentiroso para as pessoas que confiavam em mim”, disse um funcionário que prestou serviços para Cha. Ele afirma que descobriu meses depois que a conta bancária tinha sido bloqueada por débitos com o seguro de saúde. O funcionário, com o salário atrasado, se viu sem alternativas a não ser vender o carro e pegar empréstimo para sustentar o filho.

Os prestadores de serviços não foram os únicos lesados com os pagamentos. Ainda de acordo com as informações divulgadas, Cha não teria pago a parte que pertence aos artistas com os lucros advindos da propriedade intelectual e receita ativa de shows, transmissões e eventos.

Falta de pagamento e o futuro dos artistas 

A preocupação com o futuro dos artistas entra em foco a partir da frequência dos últimos lançamentos. Desde o décimo mini-álbum do The Boyz em julho do ano passado e o primeiro álbum do VIVIZ em julho, seguido do mini-álbum de Chen em setembro, nenhum álbum físico da One Hundred, Big Planet Made Entertainment ou INB100 foi lançado nos últimos 5 meses. Planejamento ou não, os artistas Taemin, The Boyz, Baekhyun, Xiumin, Lee Seung Gi e BADVILLAIN lançaram apenas singles digitais.

image 9
The Boyz, décimo mini-álbum (Foto: Reprodução/Instagram)

Ainda de acordo com o The Fact, os valores não pagos podem chegar a dezenas de bilhões de won para diversos fornecedores  que prestaram serviços a Cha Ga-won. Além disso, mesmo que o The Boyz tenha lançado single digital, com três faixas em dezembro, não houve a divulgação de nenhum videoclipe, nem mesmo para a nova unit do grupo lançada em novembro do ano passado.

A falta de lançamentos do grupos coincide com o período de Cha começou a ser mais pressionada a pagar  as dívidas em aberto. Os pagamentos não efetuados teriam começado no segundo semestre do ano passado e se intensificaram a partir de setembro. Diversas empresas já enviaram notificações legais  e outras estão iniciando os processos judiciais. 

É importante destacar que Cha Ga-won já foi processada por fraude de acordo com a Lei de Punição Agravada de Crimes Econômicos Específicos. E no início do ano, teve diversas unidades residênciais apreendidas pelo Serviço Nacional de Imposto. Essas apreensões sugerem a intenção do governo de cobrar impostos atrasados por meio da venda das propriedades. 

image 10
VIVIZ, primeiro full álbum (Foto: Reprodução/Instagram)

A participação dos artistas em programas musicais também pode sofrer com as ações de Cha. Ela teria deixado de pagar os custos de produção dos cenários nas participações no “Show! Music Core”, da MBC e no “M Countdown”, da Mnet. Os  valores não foram pagos e se acumulam desde o segundo semestre do ano passado. Caso essa situação não seja resolvida, é provável que a participação dos artistas da empresa de Cha seja comprometida.  

CEO Cha Ga-won

Cha Ga-won é a maior acionista da One Hundred, empresa que supervisiona a Big Planet Made Entertainment, casa de artistas como VIVIZ, BADVILLAIN, Lee Mujin, BE’O, TAEMIN e Lee Seung-gi, e a INB100, casa dos artistas Chen, Baekhyun e Xiumin. Recentemente, em meio a polêmicas de pagamentos atrasados, Cha teve sua vida amorosa no centro das notícias.

Ela supostamente teria tido um relacionamento extraconjugal com o rapper e produtor MC Mong. A notícia teria ganhado força após um veículo de mídia divulgar trechos de conversas no aplicativo KakaoTalk entre os dois sugerindo um relacionamento íntimo, com alegações de gravidez e outros detalhes pessoais. Em resposta, MC Mong afirmou que as postagens eram falsas e fabricadas e prometeu processar aqueles que veiculam a informação como verdadeira. 

image 11
Mc Mong (Foto: Reprodução/Divulgação)

O caso supostamente poderia também estar atrelado a uma disputa de poder interna sobre a empresa de Cha Ga-won e um parente que teria tentado tomar a liderança. Em resposta, a One Hundred Label divulgou uma nota afirmando que a repostagem e prints das supostas conversas eram fabricados . A empresa afirmou que tomaria medidas legais contra esses rumores. 

Foto de destaque: Taemin, EXO CBX, The Boyz/ Divulgação: Instagram