
Peng Shiliu é banida de plataformas por evasão fiscal
Peng Shiliu é uma criadora de conteúdo chinesa que teve suas contas bloqueadas após descobertas de irregularidades fiscais por autoridades. As informações sobre o caso vieram a público no dia 14 de janeiro, depois do Departamento Municipal de Imposto de Chongqing ter encontrado indícios de sonegações de impostos da celebridade em anos anteriores.
Leia Mais: Felix, do Stray Kids, ajuda a arrecadar US$ 4 milhões para a UNICEF
As irregularidades foram achadas devido à grande diferença de valores declarados por Peng Shiliu. Com o nome verdadeiro de Peng Xuanzhi, a mesma possui uma conta com mais de 30 milhões de seguidores no Douyin, versão chinesa do Tik Tok. Durante o período de 2021 a 2023, ela teria tido, em média, cerca de um milhão de curtidas por publicação, o que daria um alto rendimento e engajamento na plataforma, mas que não se refletiram nos valores declarados.
Constatou-se que, durante os 3 anos de suspeita, o imposto declarado por Peng foi inferior a 1,6 milhão de yuans, aproximadamente 1,2 milhões de reais. A partir dessa situação, as autoridades fiscais começaram uma investigação formal e descobriram que, na verdade, a celebridade havia deixado de pagar o imposto de renda e do valor agregado. Os valores totalizam 2,16 milhões de yuans (1,6 milhões) em sonegação.
Como consequência da infração cometida, Peng foi ordenada pelas autoridades a pagar os débitos atrasados, multas e foi submetida a penalidades administrativas, o que aumentou para 4,15 milhões de yuans (3 milhões de reais) de imposto, já arrecadados e repassados ao tesouro nacional. Ela também teve as contas do Weibo, Douyin, Xiaohongshu e outras plataformas bloqueadas por tempo indeterminado.

O caso de Peng Shiliu
Peng Shiliu nasceu em 1999, na província de Zhejiang. Ela é cantora, atriz e streamer e conquistou popularidade por fazer cosplays inspirados na franquia chinesa Paladin. Com números expressivos em suas redes, ela é considerada pioneira nas tendências de beleza no Douyin, devido a sua influência.
Peng também se junta a outras celebridades que enfrentaram penalidades por evasão fiscal na indústria do entretenimento. Um nome de grande repercussão sobre o mesmo assunto é da atriz Fan BingBing, que, em 2018, foi banida da indústria pelas mesmas infrações de Peng e só agora retornou à vida pública.

A China passa por um processo de fortaleciemnto de medidas contra a evasão fiscal nos últimos tempos. Em dezembro do ano passado, o relatório da Administração Estatal de Tributação da China divulgou que 1.818 indivíduos com alto poder aquisitivo, incluindo celebridades e influenciadores digitais, estariam sob investigação por sonegação de impostos. Foram considerados para investigação aqueles que recebiam mais de 1 milhão de yuans (770 mil) anualmente ou possuíam mais de 10 milhões de yuans (7 milhões) em ativos investíveis. O resultado dessa ação levou a um alto valor de recuperação financeira para os cofres chineses .
Foto Destaque: Peng Shiliu/ Divulgação/Instagram: @elfin16_