
Polícia realiza operação de busca e apreensão na sede da HYBE
Na manhã desta quinta-feira (24), por volta das 9h (KST), a sede da HYBE foi alvo de investigações policiais. A Unidade de Investigação de Crimes Financeiros da Polícia Metropolitana de Seul realizou uma operação de busca e apreensão no edifício da agência, localizada em Yongsan, Seul, como parte de uma investigação em andamento.
- Leia Mais: Homem é multado por invadir casa do NewJeans
- Leia Mais: Yang Hyun-suk, da YG, é condenado por encobrir caso de drogas
A operação foi realizada como parte da investigação em curso sobre suspeitas de negociações fraudulentas envolvendo o presidente da corporação, Bang Si Hyuk, em outubro de 2020. Até o momento, ele é acusado de ter adquirido ações de antigos acionistas da HYBE com base em informações enganosas, além de ter estruturado fundos de capital privado com lucros atrelados ao desempenho da empresa na sua oferta pública inicial (IPO).

Investigações policiais miram em Bang Si Hyuk e na HYBE
No início deste mês, a Comissão de Serviços Financeiros e de Valores Mobiliários da Coreia encaminhou o presidente da HYBE, Bang Si Hyuk, à promotoria, sob suspeita de ter obtido lucros indevidos no valor de 400 bilhões de wons sul-coreanos (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) por meio de negociações irregulares. No entanto, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira pelo portal sul-coreano Yonhap News, o valor real do lucro obtido por Bang estaria mais próximo de 190 bilhões de wons (cerca de R$ 764 milhões).
Segundo as investigações, os ganhos teriam origem em práticas como a aquisição de ações de ex-sócios por meio de informações falsas e a criação de fundos privados com lucros atrelados ao sucesso da abertura de capital (IPO) da HYBE. O suposto acordo, inclusive, não foi registrado nos documentos oficiais da empresa, o que pode configurar violação à Lei do Mercado de Capitais sul-coreana.

No dia 4 de julho de 2025, Bang Si Hyuk compareceu ao órgão regulador financeiro para prestar depoimento sobre o caso. Na época, em nota enviada à imprensa, a HYBE afirmou que “Bang Si Hyuk respondeu a todas as perguntas com sinceridade”. A Polícia Metropolitana de Seul, que realizou uma operação de busca e apreensão na sede da HYBE, recusou-se a comentar sobre a investigação em andamento. Em contrapartida, a empresa declarou estar colaborando plenamente com as autoridades, incluindo a polícia, nos “esforços de apuração dos fatos”:
“Levaremos o tempo necessário para demonstrar completamente que o IPO foi realizado em total conformidade com as leis e regulamentos.”
Bang Si Hyuk é fundador e atual presidente da HYBE Labels. Além de empresário, atua como produtor e compositor. A empresa com sede em Seul é responsável por diversas subsidiárias no setor do entretenimento, como ADOR, BELIFT Lab, Big Hit Music e PLEDIS Entertainment, que gerenciam a carreira de grandes nomes do K-pop, como BTS, SEVENTEEN, ENHYPEN, TOMORROW X TOGETHER e LE SSERAFIM.
Foto Destaque: Logotipo oficial da HYBE, e Bang Si Hyuk. Divulgação/HYBE Labels