
Confira os vencedores do Prêmio de Cultura e Artes Populares da Coreia de 2025
Nesta quinta-feira (23), foi realizada a cerimônia do “Prêmio de Cultura e Artes Populares da Coreia 2025”, no Teatro Haeoreum do Teatro Nacional, em Seul. Celebrando artistas que promovem a cultura sul-coreana globalmente, a premiação consagrou nomes como Kim Hae-sook, G-Dragon e Lee Byung-heon. A 16ª edição do evento produzido pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e pela KOCCA (Agência de Conteúdo Criativo da Coreia) contou com o ator Kim Min-kyu e o locutor Park Sun-young como apresentadores.
Leia mais: Ma Dong-seok se une com Kim Jong-kook e Dex para lançamento de “I Am Boxer”
Leia mais: SBS Gayo Daejeon 2025 anuncia primeira lista de grupos confirmados
Entre as categorias da premiação, o grande destaque são as medalhas de Ordem do Mérito Cultural – concedidas diretamente pelo presidente da Coreia do Sul. Além da Ordem, há o reconhecimento através das Comendas Presidenciais e Ministeriais. Os vencedores da tarde foram selecionados pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo por meio de um concurso público realizado em abril, e os finalistas foram avaliados por um júri especializado nas áreas de música, performance, cinema e rádio.

Destaques de 2025: os mais altos reconhecimentos culturais
Entre tantos nomes a serem considerados, o Prêmio de Cultura e Artes Populares elege seus vencedores através da sua relevância e contribuição na exportação da cultura popular da Coreia do Sul, levando em conta aspectos como seu reconhecimento local e internacional, excelência artística e influência na sociedade global e sul-coreana.
A atriz Kim Hae-sook foi premiada com a maior honraria do evento: a Medalha Cultural da Coroa de Prata (“Eungwan”), que reconhece as realizações culturais de grande impacto para a cultura do país . Hae-sook se emocionou e agradeceu pela homenagem: “Sou grata […] por ter me dado uma honra tão grande. Sempre me lembrarei desse momento e sempre estarei […]como […], uma atriz mais calorosa e responsável”.
A Medalha da Coroa Preciosa (“Bogwan”) foi recebida pelos atores Lee Byung-heon e Jeong Dong-hwan, sendo reconhecidos como atores que contribuíram de forma significativa para a arte do cinema. Em seus discursos, ambos mencionaram ser uma honra estar no palco recebendo o prêmio. Lee Byung-heon reforçou o propósito do evento ao dizer que: “Vou tomar isso como um sinal de que devemos nos esforçar para fazer a cultura coreana brilhar um pouco mais no cenário mundial”.
G-Dragon representou a indústria musical ao conquistar a Medalha da Coroa de Jade (“Okgwan”), se tornando o artista mais jovem da história ao receber a honraria que celebra àqueles com influência cultural relevante. O rapper e líder do grupo BIGBANG, expressou o seu orgulho e amor pela profissão, além de celebrar que o grupo comemorará 20 anos de atividade no próximo ano: “Crescemos ouvindo as canções das estrelas e, depois nos tornarmos uma das estrelas, [o] nosso grupo celebrará seu 20º aniversário no próximo ano. Quero compartilhar a glória com os membros. E sou muito grato a todos os fãs”. Ao lado de G-Dragon, o dublador Bae Han-sung e o falecido comediante Jeon Yoo-sung também foram agraciados com a Medalha.
Vencedores das Comendas no Prêmio de Cultura e Artes Populares 2025
Além das Medalhas Culturais, há os artistas que foram agraciados com Comendas Presidenciais e Ministrais – sendo um reconhecimento formal do governo para cantores, atores, produtores, diretores e outros artistas que ajudam a moldar a indústria do entretenimento da Coreia do Sul.
A Comenda Presidencial, celebrando realizações de alto impacto, foi concedida aos grupos SEVENTEEN e TVXQ, à cantora Rosé, a dubladora Kim Eun Young e aos atores Kim Mi-kyung, Lee Min-ho e Lee Jung-eun.
Os atores Kim Tae-ri, Kim Ji-won, Park Bo-young, Park Hae-joon e Joo Ji-hoon, o guitarrista Choi Hee-sun, e os grupos ATEEZ e TWICE foram os homenageados com a Comenda do Primeiro-Ministro, que foca em inovação e alcance público.
Por fim, a Comenda do Ministro da Cultura, Esportes e Turismo celebrou os grupos RIIZE, Idle, LE SSERAFIM e ZEROBASEONE, os atores Go Yoon-jung, Byun Woo-suk, Ji Chang-wook e Choo Young-woo, além do comediante Lee Su-soo e o grupo de dança Bebe.
O Prêmio de Cultura e Artes Populares da Coreia de 2025 mais uma vez celebra o orgulho da cultura sul-coreana e incentiva seus artistas, tanto veteranos como jovens, a continuarem sendo influenciadores culturais locais e, principalmente, internacionais. É uma das formas de reconhecimento oficial que o governo encontrou para destacar os indivíduos que impulsionam o desenvolvimento da indústria do entretenimento.
Foto Destaque: Divulgação/KOREA CREATIVE CONTENT AGENCY