Korean Magazine BR

RM, do BTS, se torna o primeiro artista de K-pop a palestrar na Cúpula da APEC

RM, líder do grupo BTS, foi confirmado como o primeiro artista de K-pop a realizar uma palestra na Cúpula da APEC, um dos mais prestigiados eventos corporativos do mundo. A participação do artista está marcada para o segundo dia do encontro, quarta-feira (29), às 15h05. A Cúpula da APEC reúne líderes empresariais globais para discutir questões que impactam o cenário econômico internacional e fomentar inspiração para as próximas gerações.

A edição deste ano ocorre de 28 a 31 de outubro, no Gyeongju Arts Center, e contará com cerca de 1.700 participantes, incluindo 16 chefes de Estado dos 21 países membros da APEC, além de figuras de destaque do setor privado.

RM em discurso na ONU
RM realizando discurso na Assembleia Geral da ONU. Foto: John Angelillo/Pool via Reuters

A organização oficial do evento divulgou que RM fará uma apresentação de 10 minutos, na qual irá compartilhar sua perspectiva artística sobre o tema “Indústrias culturais e criativas na região da APEC e o poder da cultura coreana”. O site descreve o artista como uma referência criativa e destaca sua relevância no cenário cultural global.

Como uma potência criativa e ávido entusiasta da arte, RM é renomado por criar letras profundas, muitas vezes inspiradas por diversas formas de expressão artística. Sua abordagem flexível e filosófica à música, aliada à capacidade de ultrapassar limites criativos por meio de colaborações inovadoras, levou-o a trabalhar com uma ampla variedade de artistas.

RM e seu Papel em Debates Globais

A participação na APEC não será o primeiro momento de destaque do artista em grandes palcos institucionais. Em 2018, RM foi convidado pela UNICEF para discursar no evento “Agenda Jovem”, tornando-se o primeiro artista coreano a falar em um espaço da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na ocasião, incentivou jovens a praticarem o amor próprio e a defenderem suas próprias vozes: “Vamos todos dar mais um passo. Aprendemos a nos amar, por isso agora eu os incentivo a expressarem quem vocês são”.

O artista também retornou à Assembleia Geral da ONU em 2020 e 2021, reforçando mensagens de esperança e resiliência direcionadas à juventude global. Ainda em 2021, em 20 de setembro, ganhou destaque ao discursar em um evento do Metropolitan Museum of Art (The Met), em Nova York, no qual destacou o crescimento e a força da cultura coreana no cenário artístico mundial.

Foto em destaque: Divulgação/Big Hit Music