
RM, do BTS, se torna o primeiro artista de K-pop a palestrar na Cúpula da APEC
RM, líder do grupo BTS, foi confirmado como o primeiro artista de K-pop a realizar uma palestra na Cúpula da APEC, um dos mais prestigiados eventos corporativos do mundo. A participação do artista está marcada para o segundo dia do encontro, quarta-feira (29), às 15h05. A Cúpula da APEC reúne líderes empresariais globais para discutir questões que impactam o cenário econômico internacional e fomentar inspiração para as próximas gerações.
- Leia mais: Kim Soo-hyun refuta acusações de relacionamento com Kim Sae‑ron
- Leia mais: Rumores apontam que BTS fará 65 shows em 2026 com turnê mundial
A edição deste ano ocorre de 28 a 31 de outubro, no Gyeongju Arts Center, e contará com cerca de 1.700 participantes, incluindo 16 chefes de Estado dos 21 países membros da APEC, além de figuras de destaque do setor privado.

A organização oficial do evento divulgou que RM fará uma apresentação de 10 minutos, na qual irá compartilhar sua perspectiva artística sobre o tema “Indústrias culturais e criativas na região da APEC e o poder da cultura coreana”. O site descreve o artista como uma referência criativa e destaca sua relevância no cenário cultural global.
“Como uma potência criativa e ávido entusiasta da arte, RM é renomado por criar letras profundas, muitas vezes inspiradas por diversas formas de expressão artística. Sua abordagem flexível e filosófica à música, aliada à capacidade de ultrapassar limites criativos por meio de colaborações inovadoras, levou-o a trabalhar com uma ampla variedade de artistas.“
RM e seu Papel em Debates Globais
A participação na APEC não será o primeiro momento de destaque do artista em grandes palcos institucionais. Em 2018, RM foi convidado pela UNICEF para discursar no evento “Agenda Jovem”, tornando-se o primeiro artista coreano a falar em um espaço da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na ocasião, incentivou jovens a praticarem o amor próprio e a defenderem suas próprias vozes: “Vamos todos dar mais um passo. Aprendemos a nos amar, por isso agora eu os incentivo a expressarem quem vocês são”.
O artista também retornou à Assembleia Geral da ONU em 2020 e 2021, reforçando mensagens de esperança e resiliência direcionadas à juventude global. Ainda em 2021, em 20 de setembro, ganhou destaque ao discursar em um evento do Metropolitan Museum of Art (The Met), em Nova York, no qual destacou o crescimento e a força da cultura coreana no cenário artístico mundial.
Foto em destaque: Divulgação/Big Hit Music