
Show do P1Harmony na OVO Arena Wembley mostra crescimento do K-pop na Europa
No dia 30 de janeiro, o grupo P1Harmony se apresentou para mais de 8 mil pessoas na OVO Arena Wembley, em Londres. A apresentação marcou o encerramento da parte europeia da turnê “P1ustage H: Most Wanted” e marcou a segunda vez de apresentação do sexteto naquele palco.
Leia mais: Jimin conquista Duplo Platina no Music Canada com “Who”
Leia mais: ENHYPEN conquista o topo da Billboard Artist 100 pela primeira vez
Formado pela FNC Entertainment, o grupo mostrou contínua ascensão ao começar a se apresentar no Troxy, para 3 mil pessoas, em “P1ustage H: P1oneer” em janeiro de 2024 e “P1ustage H: Utop1a” em janeiro de 2025, saltou para o dobro de espectadores. Isso mostra não apenas o crescimento do P1Harmony nos ouvidos britânicos, mas também a expansão do k-pop para novos locais. Enquanto há um declínio na Coreia, o gênero musical ganha um novo fôlego na Europa e América.

P1Harmony como quebra de barreiras
O sexteto formado por Keeho, Theo, Jiung, Intak, Soul e Jongseob iniciou seus trabalhos em 2020, e desde então, ganha cada vez mais destaque entre os fãs da música coreana. Mesmo não sendo parte das quatro “grandes empresas”, conhecidas como Big 4 (Hybe Corporation, SM Entertainment, JYP Entertainment e YG Entertainment), o P1Harmony conquista os fãs pelas músicas cativantes e a presença intensa nas redes sociais, principalmente o Tik Tok.
Conhecidos como a representação da gen z, o grupo ganha destaque entre os fãs mais jovens e Keeho, líder coreano-canadense, demonstrou isso em seu discurso em Wembley. “Quando viemos aqui pela primeira vez para nossa apresentação no festival, nem sequer imaginávamos que conseguiríamos voltar para sermos a atração principal do nosso próprio show”, comentou sobre a participação do grupo no HallyuPopFest de 2022.

Mesmo dom debut em meio a pandemia, o grupo se mostra presente nas playlists internacionais, sendo o primeiro grupo de k-pop a participar do American Country Music Awards (ACMA). Além disso, o P1Harmony se consolida como um dos grandes nomes da 4º geração, alcançando o Top 10 da Billboard 200 com o mini-álbum “EX”
Embora muitos grupos de k-pop tenham deixado Londres de fora das turnês, outros grupos além do P1Harmony estão investindo na capital britânica. O XLOV tem um show com ingressos esgotados marcado para o Troxy em 8 de fevereiro, enquanto o Blue Ocean se apresentou no Underworld em abril de 2025 e o BTS retornará com a turnê “Arirang”.
Reino Unido é o novo foco do k-pop
Mesmo com a imersão da Europa como mercado consumidor do k-pop e da indústria de entretenimento coreana, isso nem sempre foi espelhado nos shows no Reino Unido e em demais regiões. Segundo o relatório anual da K-Pop Radar, que monitorou as visualizações de artistas no YouTube em 2025, o Reino Unido subiu da 20ª para a 17ª posição entre os maiores mercados de K-pop em 2024.
Porém, a valorização de artistas coreanos ainda se mostra muito difícil. Isso ocorre por parte do núcleo musical britânico, que possuem uma visão generalizada de boy bands e girl bands; como explica Colette Balmain, professora sênior de mídia e comunicação na Kingston University London. “O Reino Unido gosta de pensar — porque tivemos os Beatles, tivemos o Oasis — que a cultura musical vem daqui. Então, existe muito esnobismo. Há uma visão generalizada de que boy bands ou girl bands não são coisas boas.”
Enquanto isso, artistas de k-pop precisam constantemente se provar artistas, expandindo suas performances de canto e dança para demais áreas. Exemplo disso é o vocalista do P1Harmony, Theo, que tocou violão durante sua versão de “What’s Up?”, do 4 Non Blondes, no show em Londres.
Expansão para o público internacional
Além do talento e carisma, parte do destaque do P1Harmony se dá pela valorização dos fãs internacionais, isso pode ser visto em seus álbuns. Em 2025, o grupo lançou seu primeiro mini álbum totalmente em inglês, intitulado ‘EX”, mostrando mais proximidade com o público fora da Coreia. Com faixas como “EX”, “Dancing Queen” e “Late Night Calls”, sucessos nos shows de Londres e nos demais da turnê, demonstram o poder do público de outros países para o crescimento da cultura hallyu.
Além de grandes mercados como Japão, Estados Unidos e a própria Coreia, a aposta agora é para outras fronteiras. A turnê “P1ustage H: Most Wanted”, que começou em Seul em agosto passado, levou o grupo para a Austrália, outras partes da Ásia, América do Norte e América do Sul.
Foto Destaque: