
Steel Ball Run: saiba o que esperar da nova adaptação de Jojo’s Bizarre Adventures
Onze anos após seu lançamento em mangá, a sétima parte de Jojo’s Bizarre Adventures – Steel Ball Run recebeu o anúncio da produção de seu anime no dia 12 deste mês. A notícia foi divulgada por meio de um teaser (disponível em sua página oficial) no evento oficial Jojoday, festival que acontece anualmente no Japão. O mangá é o segundo mais bem avaliado do site My Anime List com 9.32 estrelas, ficando atrás apenas de Berserk, que conta com a marcação de 9.47 estrelas.
- Leia Mais: 2ª temporada de ‘Tis Time for “Torture,” Princess’ chega em 2026
- Leia Mais: Blue Lock: Capítulo 301 ganha data oficial e promete novos rumos
Lançamento de de Jojo’s Bizarre Adventures – Steel Ball Run
O anime não tem uma data de estreia, mas fãs estimam que seu lançamento possa ser em dezembro deste ano. Isso é devido ao anúncio da Parte 6 – Stone Ocean em abril de 2021. Na ocasião, a divulgação do trailer oficial da parte de Jolyne foi em agosto, anunciando o anime para dezembro daquele ano.
Caso Steel Ball Run tenha um lançamento como o da a última produção animada de Jojo’s Bizarre Adventures, a liberação de seus episódios será em parcelas. Na vez de Stone Ocean, a Netflix disponibilizou os 12 primeiros de seus 38 episódios na data anunciada em seu primeiro trailer. Já o segundo e o terceiro lote de episódios saíram em setembro e dezembro de 2022.

Ambientação de Steel Ball Run
A obra de Hirohiko Araki se passa no ano de 1890, posicionando-se cronologicamente entre a Parte 1 – Phantom Blood (1888) e a Parte 2 – Battle Tendency (1938). O mangaka, porém, declarou que o leitor pode pensar Steel Ball Run como um universo alternativo da linha temporal de Jojo’s Bizarre Adventures, tirando, assim, a dúvida deixada aos fãs pelo final da parte anterior, em que há um reset da realidade.
A Parte 7 do anime se passa nos Estados Unidos dos caubóis, nativos americanos e descendentes da escravidão. Nesse contexto, mostra-se um país esse em que os Derbys, eventos com cavalos, formam o principal fronte esportivo. A Steel Ball Run, que nomeia o mangá, é uma longa corrida de cavalos que atravessa o país da cidade de San Diego a Nova Iorque.
Um de seus participantes é Johnny Joestar, um ex-jóquei paraplégico que vê a possibilidade de recuperar sua vida. Isso porque, ao tocar em esferas de ferro misteriosas de um outro participante, ele levanta momentaneamente de sua cadeira de rodas. O personagem que contém as esferas de ferro, ou Steel Balls, é Gyro Zeppeli, um italiano loiro que remete aos coadjuvantes carismáticos das partes 1 e 2: William e Caesar Zeppeli. Ainda que nomes de personagens já conhecidos sejam utilizados em Steel Ball Run, a obra pode ser assistida sem as partes anteriores de Jojo. Dessa forma, a Parte 7 possibilita cativar novos fãs e antigos espectadores que se desencantaram pela dinâmica introdutória de Phantom Blood.

Produtos
Em conjunto com o anúncio de Steel Ball Run no Jojoday, as empresas Medicos Entertainment e Good Smile Company anunciaram novas figuras de anime. Agora, os personagens Johnny Joestar e Gyro Zeppeli contarão com Nendoroids e Super Figure Collections. A Medicos Entertainment, que fez o anúncio por meio do X, também colocou na capa de seu perfil novos produtos dos dois personagens.
Design dos personagens
Uma grande revelação para os fãs dos mangás são as cores adotadas na animação dos personagens, porque não existem cores canônicas em sua composição. As capas frequentemente mostram os personagens com paletas de cores diferentes, o que até incentiva fãs a criarem suas próprias versões dos personagens. Apesar de mangás coloridos pela editora Shueisha serem comuns, as cores adotadas no anime são uma perspectiva mais canônica devido a participação do autor no processo de adaptação. Dessa forma, já houveram escolhas de cores que surpreenderam a fanbase de Jojo, como a do amado terno azul-marinho de Giorno Giovanna (Parte 5 – Golden Wind) na cor rosa.
Foto Destaque: Primeira imagem de Steel Ball Run, contida no teaser de lançamento.
Divulgação/ ©LUCKY LAND COMMUNICATIONS