
TWICE alcança platina nos EUA com feito inédito no k-pop feminino
Nesta quarta-feira (26), a Recording Industry Association of America (RIAA) concedeu oficialmente a certificação de platina ao single “Strategy”, do TWICE, após ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos.
- Leia mais: MAMA AWARDS 2025 divulga a lista dos idols que interpretaram HUNTR/X e SAJA BOYS
- Leia mais:: Jennie, do BLACKPINK, será jurada no “Transit Love”
Com o feito, o grupo se torna o primeiro grupo feminino de K-Pop na história da RIAA a receber uma certificação de platina por um single que não seja fruto de colaboração. Mesmo considerando trabalhos colaborativos, “Strategy” é apenas o segundo single interpretado por um grupo feminino de K-Pop a alcançar o status de platina no país.
O pioneirismo anterior veio com o hit de 2018 do grupo virtual K/DA, do universo de League of Legends. “POP/STARS” contou com os vocais de Jeon Soyeon e Miyeon, do (G)I-DLE, ao lado de Madison Beer e Jaira Burns.
Outras conquistas do TWICE reconhecidas pela RIAA
Esta não é a primeira vez que o TWICE recebe certificações nos Estados Unidos. Em novembro de 2022, o grupo conquistou o certificado de Ouro com o single “The Feels”. Já em outubro de 2023, veio a segunda certificação de Ouro, desta vez com “I Can’t Stop Me”, faixa principal do segundo álbum completo do grupo, Eyes Wide Open.
A RIAA certifica músicas e álbuns no mercado norte-americano com base no volume de vendas: Ouro (500 mil unidades ou mais), Platina (1 milhão ou mais), Multiplatina (a partir de 2 milhões) e Diamante (10 milhões ou mais).
Formado pela JYP Entertainment no reality show Sixteen, o TWICE estreou em 2015 com o EP The Story Begins e o single principal “Like Ooh-Ahh”. O grupo é composto por nove integrantes: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu.
Atualmente o grupo está realizando a turnê mundial “THIS IS FOR”, que tem previsão para durar até o início de 2026.
Foto destaque: Divulgação do álbum “Strategy” do TWICE (Divulgação/JYP Entertainment)