
Busan ultrapassa marca de um milhão de turistas
Nesta segunda-feira (16), o Governo Metropolitano de Busan divulgou que a cidade já recebeu mais de um milhão de turistas entre janeiro e abril deste ano, alcançando o maior ritmo de crescimento desde o início do monitoramento oficial de visitantes pela cidade, em 2014. Este número representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2024, quando a cidade já havia retornado aos níveis de turismo anteriores à pandemia de covid-19, com 858.656 visitantes.
O maior fluxo de turistas veio de Taiwan, com 192.214 visitantes, seguido por China (157.953), Japão (134.917), Estados Unidos (73.344) e Filipinas (56.172). Destinos como Vietnã (55.035), Hong Kong (46.096) e Índia (19.633) também apresentaram crescimento expressivo, com aumento superior a 40% em comparação ao ano passado, o que demonstra uma diversificação no perfil dos turistas internacionais. O destaque fica para os visitantes de Taiwan e China, que apresentaram crescimento acentuado. Em 2024, a cidade recebeu 500.456 turistas taiwaneses, superando o Japão como principal mercado emissor de visitantes estrangeiros para a cidade. Em relação a 2023, o número de turistas de Taiwan subiu 94,7%.

Recuperação do turismo em Busan
O governo local atribui o desempenho positivo a uma série de estratégias adotadas para estimular o setor, como o fortalecimento do turismo gastronômico, a ampliação de rotas de cruzeiros e a implementação de serviços que facilitam a experiência dos viajantes, incluindo o Visit Busan Pass e a integração com plataformas de pagamento como o WeChat Pay. Desde o lançamento da edição de Busan do Guia Michelin, no ano passado, a cidade tem promovido tanto restaurantes de alta gastronomia quanto estabelecimentos populares sob a campanha “Taeksyullaeng”, uma junção dos termos “táxi” e “Michelin”. A ação busca valorizar tanto as experiências de luxo quanto as opções acessíveis de alimentação.
- Leia mais: Jisoo fala sobre retorno do BLACKPINK e nova turnê mundial
- Leia mais: Ator Son Suk Ku planeja dar pausa em sua carreira
O investimento em infraestrutura portuária e a aproximação com operadores de cruzeiros em cidades como Xangai, Manila e Tóquio também impulsionaram o aumento de visitantes. Parcerias com companhias de cruzeiros foram estabelecidas para criar passeios terrestres vinculados às paradas no porto de Busan. Para facilitar o acesso às atrações turísticas, a cidade lançou o Visit Busan Pass, que reúne benefícios como transporte, entradas para pontos turísticos e descontos em estabelecimentos comerciais. O passe ainda foi integrado a sistemas de pagamento mobile, como o WeChat Pay, visando principalmente o público de língua chinesa.

Meta anual de turistas
Com o objetivo de alcançar a meta anual de três milhões de turistas estrangeiros, a cidade planeja associar os grandes festivais do segundo semestre à cultura pop coreana. Eventos como o Festival Internacional de Rock de Busan e o Festival de Fogos de Artifício da cidade serão promovidos como experiências ligadas ao chamado K-content. Além disso, a cidade aposta na expansão da infraestrutura de turismo marítimo, com a introdução de ônibus anfíbios e táxis aquáticos, além de incentivar o turismo de longa permanência com programas como “Vivendo um mês em Busan”.
Em reconhecimento aos esforços no setor, Busan conquistou o segundo lugar entre oito grandes cidades do nordeste da Ásia em uma análise de satisfação de clientes realizada pela plataforma Tripadvisor, com base em mais de 12,46 milhões de avaliações de produtos turísticos registrados.
Foto destaque: Visão panorâmica de Busan. Reprodução/Freepik @tawatchai07