
Segunda temporada de “Guerra Culinária” estreia em dezembro
Nesta terça-feira (18), a Netflix divulgou que o famoso reality show culinário coreano “Guerra Culinária” terá estreia de sua segunda temporada no dia 16 de dezembro. Com a equipe original, composta pelos produtores Kim Hak-min e Kim Eun-ji e escrita por Mo Eun-sol, o banner promete tantas emoções, complexidades e pratos deliciosos quanto a primeira
Leia mais: MAMA Awards 2025: premiação musical conta com Park Bo-gum e Kim Hye-soo como apresentadores
Leia mais: Grammy 2026: Rosé, Katseye e HUNTR/X são indicadas à premiação
Com o sucesso instantâneo desde sua estreia em 17 de setembro de 2024, “Guerra Culinária”, o reality liderou as paradas do streaming como o primeiro título coreano sem roteiro no 10 top global de séries de língua estrangeira da Netflix, por três semanas consecutivas. A fama despertou a curiosidade mundial acerca da culinária coreana e seus chefes.

Sobre “Guerra Culinária”
O enredo do programa traz 100 chefes, separados em duas categorias: colheres brancas (chefes renomados) e colheres pretas (cozinheiros anônimos). Separado em 12 episódios, os participantes precisam competir em uma batalha culinária para ganhar o prêmio final de ₩ 300 milhões (aproximadamente R$ 1.09 milhões).
O trabalho de julgar o sabor e maestria dos pratos fica encarregado do restaurateur Paik Jong-won e chef Anh Sung-jae, do Mosu Seoul, o único restaurante com três estrelas Michelin da Coreia. Ambos trazem apontamentos, críticas e elogios que enriquecem a competição para quem participa e para aqueles que só observam.
Na primeira temporada, o vencedor foi um colher preta, Napoli Matfia, cujo verdadeiro nome só foi revelado no final: Kwon Seong-joon. Em nota no seu perfil do Instagram, o vencedor comentou sobre sua participação no programa: “Assistindo ao programa, percebi que parecia arrogante e insensível, o que se tornou um momento de reflexão para mim”.
Impacto e premiações
Mesmo sendo muito comparada com outros programas, como o “Masterchef”, “Guerra Culinária” mostrou diferenças e peculiaridades que agradaram o mundo inteiro, colocando a “tia da merenda” para competir com chefes de renome e vencendo.
Em 2024, o programa conquistou o Prêmio FunDex da Good Data na categoria Programa Original OTT e, no ano seguinte, recebeu o Grande Prêmio na categoria Transmissão durante o 61º Baeksang Arts Awards, mantendo o mesmo reconhecimento de destaque.
Foto Destaque: Banner de “Guerra Culinária”. Divulgação/Netflix