
Fãs do aespa protestam em frente à SM Entertainment contra Winter após rumores de namoro
Winter, integrante do grupo feminino aespa, se tornou alvo de protestos organizados por alguns fãs após rumores de namoro envolvendo ela e Jungkook, membro do BTS. Na última quarta-feira (10), caminhões de protesto foram posicionados em frente à sede da SM Entertainment, exibindo frases com exigências direcionadas à artista.
- Leia Mais: SM entra com ações judiciais em defesa da Winter (aespa)
- Leia Mais: KATSEYE consolida ascensão global após destaque em listas, paradas e premiações
Nas telas dos caminhões, fãs pediam que Winter “apagasse as tatuagens e assumisse responsabilidade”, além de afirmarem que, caso quisesse namorar, deveria deixar o grupo e “viver como Kim Minjeong, não como Winter do aespa”. O episódio reacende um debate já recorrente no universo do K-pop: a obsessão e o comportamento controlador de parte dos fãs sobre a vida pessoal de idols.

Winter vira alvo de protestos e reacende debate sobre limites entre fãs e artistas
Os novos caminhões de protesto foram vistos em frente ao prédio da SM Entertainment, exibindo mensagens que expressavam a decepção de alguns fãs do aespa diante dos rumores envolvendo Winter e Jungkook. Entre os slogans, apareciam frases como: “Winter prometeu ficar conosco por 10 anos, mas quebrou nossa confiança”, “Apague suas tatuagens e venha se explicar!” e “O silêncio não é uma resposta. Mostre responsabilidade.”
O protesto direcionado a Winter reflete o que também vem ocorrendo com Jungkook. Recentemente, caminhões cercaram a HYBE exibindo mensagens contra o integrante do BTS, alegando que, caso ele não apagasse suas tatuagens, deveria deixar o grupo. Outras frases apontavam que Jungkook estaria sendo ingrato com os fãs que aguardaram pacientemente seu retorno após o alistamento militar.
A repercussão dos caminhões de protesto gerou reações divididas entre os internautas. Enquanto alguns argumentaram que ambos os idols “mereciam” as críticas, muitos outros defenderam Winter e Jungkook, reforçando que namorar não é um crime e que tais atitudes ultrapassam qualquer limite aceitável de comportamento de fã.
“Mas os fãs provavelmente estão enviando esses caminhões porque realmente se importam com Winter. Se não se importassem, não perderiam tempo e dinheiro com algo assim.”
“Isso é assustador… Acho que daqui a 10 anos, vão mostrar fotos disso e dizer algo como: ‘Essa era a cultura bizarra dos fãs do passado'”
“Karina se desculpou por namorar, mas Winter…”
“Esses fãs são realmente incríveis e estranhos. Mentalmente, eles vivem em um mundo completamente diferente, achando que são muito importantes e que detêm a autoridade máxima, decidindo o que os ídolos podem fazer ㄷㄷ A mentalidade superficial e capitalista de ‘já que gastei dinheiro com esse grupo, tenho o direito de interferir na vida deles’ é um bônus.”
“Sem os fãs gastando tanto dinheiro e tempo com o aespa, não teria sido possível para elas se tornarem tão populares… Agora que estão no topo, elas não se importam mais com seus fãs.”
As especulações sobre namoro começaram em 4 de dezembro, quando usuários de fóruns e redes sociais apontaram diversos supostos indícios de um relacionamento. Entre eles, estavam tatuagens semelhantes com três rostos de cachorro nos braços dos dois, Jungkook ter comparecido a um show do aespa, anéis e acessórios parecidos e até nail arts idênticas no dedo anelar. Nem a HYBE nem a SM se pronunciaram sobre o assunto, o que levou parte do público a interpretar o silêncio como uma possível confirmação.

Apesar da controvérsia, tanto Jungkook quanto Winter apareceram publicamente dias depois sem demonstrar preocupação com os rumores que dominaram as redes. O comportamento de parte dos fãs, que recorreram a protestos para pressionar decisões que dizem respeito à vida pessoal dos artistas, reacende o debate sobre limites e bom senso dentro de alguns fandoms de K-pop. A tentativa de controlar o que um idol faz ou deixa de fazer evidencia os perigos da obsessão e levanta preocupações sobre comportamentos extremos que podem afetar física ou virtualmente esses artistas.
Foto Destaque: Winter, do aespa, e caminhões de protesto em frente à sede da SM Entertainment. Foto: Reprodução/Instagram: @imwinter/AllKpop



