
Dragon Ball: Substituição de Goku em 2027 é oficial
Durante décadas, o personagem Son Goku é o maior símbolo representativo do universo de Dragon Ball. No entanto, os fãs do considerado o “pai dos animes” foram surpreendidos por um anúncio que promete mudar o eixo da obra de Akira Toriyama. Tudo indica que a mudança do protagonismo dentro da franquia vai além de um movimento comercial, mas uma expansão canônica de um universo que foi responsável por moldar a cultura pop globalmente.
A notícia de que um novo herói Saiyajin assumirá o protagonismo em “Age 1000”, foi revelado no evento Genkidamatsuri, e a escolha expande o futuro da franquia para 2027.

O surgimento de um novo Saiyajin em Dragon Ball
Durante o evento Genkidamatsuri realizado no dia 24 de janeiro, o produtor executivo do anime Dragon Ball Xenoverse Akio Iyoku e o produtor Masayuki Hirano, revelaram oficialmente a presença de um novo herói para a franquia. O novo personagem ainda não teve seu nome divulgado, mas será o protagonista de um novo jogo intitulado Dragon Ball Age 1000 (título provisório), com data de lançamento prevista para 2027.

O selo de autenticidade de Toriyama
O design, assinado por Akira Toriyama, apresenta um jovem de físico esguio, cabelos brancos curtos e brincos, vestindo uma túnica verde da Capsule Corp. A confirmação de sua linhagem veio ao final do trailer, quando o novo herói manifesta sua transformação em Super Saiyajin.
O peso editorial é maior devido ao envolvimento de Toriyama. Akio Iyoku afirmou que realizou a solicitação pessoalmente com o autor com respeito a criação de um protagonista inédito para o projeto Age 1000. Mais do que apenas uma simples “skin” para o jogo. O trabalho de Toriyama teria durado cerca de sete anos para o desenvolvimento de designs, lore e construção de mundo.
O projeto é descrito como o nascimento de um “novo mundo de Dragon Ball”. Por se passar no ano 1000 da cronologia oficial, a história se passa em um futuro distante, muito além do nascimento de Goku (no ano 737), o que permite uma liberdade maior para o desenvolvimento da narrativa.

Impacto na história de Dragon Ball e no mercado
A escolha do “Ano 1000” não é realizada de forma vaga e aleatória. Especialista e membros notaram que este período remete ao extinto MMORPG Dragon Ball Online. Acredita-se que o novo jogo pode resgatar elementos importantes naquela plataforma e na série Xenoverse, como personagens e elementos de lore,oficializando-os.
Comercialmente, a ideia da Bandai Namco e da Shueisha em realizar a substituição de Goku como foco central é testar a força da franquia sem a presença de seus protagonistas clássicos. Uma aposta que pode balançar a franquia, mas que coloca um novo ecossistema de história.
O novo design do personagem rompe com a força bruta e músculos que definiu a “Era Z”. O que tudo indica é que Toriyama teria buscado uma conexão com a nova geração de espectadores de anime, possuindo um visual mais esguio e moderno.
A questão não é se o público aceitará um novo personagem como protagonista, mas se Dragon Ball conseguirá seguir com a mesma narrativa e carisma deixado por Goku. Ao decidir transportar a história para o ano 1000, mostra que o ciclo de Goku e Vegeta atingiu seu ápice, dificilmente de ser superado. Essa é uma atitude corajosa, mostrando que os envolvidos no material desejam continuar essa franquia por muitos anos, sem repetir os mesmos feitos, trazendo novos personagens e contando novas histórias.
Conclusões finais
Os fãs não precisarão esperar até 2027 para conferir novos detalhes. Em 18 de abril de 2026, um painel apresentando novos detalhes sobre Dragon Ball Age 1000 estará disponível no evento Dragon Ball Games Battle Hour. Iyoku já confirmou que os fãs verão outros personagens inéditos desenhados por Toriyama que nunca foram mostrados antes.
Foto Destaque: Personagens do universo de Dragon Ball. Divulgação/ Toei Animation e Bandai Namco.