Korean Magazine BR

Caso Lee Sun Kyun: nova sentença de prisão é decretada

Julgamento final de médico que forneceu medicamentos ao chantagista do falecido ator Lee Sun Kyun deve ser proferido em 31 de outubro

O Tribunal Distrital de Incheon proferiu uma sentença contra um médico anestesiologista de 43 anos, de um hospital de prestígio em Gangnam, condenado a quatro anos de prisão por fornecer drogas ilegais em um caso de chantagem envolvendo o ator Lee Sun Kyun. De acordo com uma reportagem divulgada pela K-media tvReport, promotores em audiência revelaram que o médico, identificado apenas como “A”, havia fornecido medicamentos ao artista, como metanfetamina e cetamina durante um período de oito meses, entre dezembro de 2022 a agosto de 2023.

Entenda como tudo funcionava

Supostamente, as drogas eram fornecidas a um gerente de um estabelecimento de entretenimento adulto, conhecido como “B”, que foi responsável pela chantagem. Foi aí que a chantagem deu início, quando ameaçou expor seu relacionamento a menos que o ator pagasse 300 milhões de KRW (aproximadamente 225.000 USD). Juntamente com as acusações relacionadas a drogas, “B” está atualmente enfrentando julgamento por administrar narcóticos.


Procissão fúnebre de Lee Sun Kyun. Reprodução/ O Globo

Ademais, os promotores destacaram que “A” aproveitou de sua posição no campo da medicina para acessar narcóticos, usando-os para fins pessoais. Eles criticaram sua falta de remorso, observando que “A” tentou adiar o julgamento alegando que uma testemunha chave só havia testemunhado contra ele devido a diferenças pessoais. Apesar de admitir algumas das acusações, “A” negou consistentemente qualquer envolvimento com “B”, pedindo clemência no processo de sentença.

Em contrapartida, durante o julgamento, a defesa de “A” argumentou que ele estava injustamente ligado a “B” e enfatizou que ele já havia perdido sua carreira médica. Eles apelaram para uma sentença reduzida, citando sua hospitalização de pais idosos e seu desejo expresso de retornar à profissão médica se for dada a chance. Porém, “A” também enfrenta acusações separadas por fumar e comprar maconha em janeiro de 2021.

Relembre: 

Lee Sun Kyun, que estava sob investigação por uso de drogas no final de 2023, negou todas as alegações e testou negativo durante exames policiais. No entanto, o ator faleceu tragicamente em dezembro de 2023, com seu corpo descoberto em seu carro. O caso em torno de sua chantagem e envolvimento de drogas foi oficialmente encerrado em agosto de 2024, após a acusação de cinco indivíduos ligados ao caso.

Foto Destaque: Ator Lee Sun Kyun. Reprodução/Getty Images