
Cloud, candidato do Japão ao Oscar, ganha data de estreia no Brasil
A O2 Play lança no Brasil o longa-metragem Cloud – Nuvem de Vingança, dirigido por Kiyoshi Kurosawa, no dia 17 de julho. Inspirado em um caso real sobre um grupo de justiceiros formado pela internet. O filme é uma produção da Nikkatsu Corporation e da Tokyo Theatres Company. O festival Olhar de Cinema, em Curitiba, vai exibir Cloud como filme de abertura antes da estreia nacional. A sessão acontece no dia 11 de junho, às 19h30, na Ópera de Arame.
Leia Mais: “Oratório”, primeiro terror nipo-brasileiro, estreia em 2026
Leia Mais: “Omniscient Reader’s Viewpoint” enfrenta polêmica com personagem de Jisoo
“Cloud” é o escolhido do Japão ao Oscar
Escolhido pelo Japão para concorrer ao Oscar 2025, o filme segue Yoshii (Masaki Suda), um jovem que vive dias tranquilos em Tóquio, onde trabalha em uma pequena fábrica e faz bicos em um e-commerce. Sua vida passa a mudar gradualmente quando o jovem decide se dedicar à revenda de produtos baratos por preços altos, sob o pseudônimo Ratel. Conforme os clientes começam a se sentir lesados pelas compras, um sentimento de revolta e vingança toma conta deles. O antigo chefe, movido por ressentimentos pessoais, se junta à caçada mesmo sem ter sido diretamente prejudicado.
O cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa dirige o filme e consolidou sua fama internacional como “mestre do horror” graças a produções marcantes como Pulse (2001), A Cura (1997) e Creepy (2016). Apesar do reconhecimento no terror, Kurosawa também enveredou com sucesso pelo drama, conquistando prêmios com obras como Sonata de Tóquio (2008), que recebeu o prêmio do júri na mostra Un Certain Regard do 61° Festival de Cannes, e A Mulher de um Espião (2020), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no 77º Festival de Veneza.

Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) . Licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
A distribuidora já lançou mais de 80 filmes nos cinemas, incluindo títulos brasileiros premiados. Entre eles estão: Sócrates e Chorão – Marginal Alado, além de obras internacionais em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio, de Guillermo Del Toro — esses dois últimos indicados ao Oscar® 2023 — além de Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.
Foto Destaque: Cena do longa Cloud – Nuvem de Vingança, de Kiyoshi Kurosawa. Divulgação/O2 Play