
Demon Slayer: Castelo Infinito tem pedido de reclassificação indicativa negado
No último dia 8 de setembro, o que parecia ser uma segunda-feira comum se tornou o fim das esperanças de muitos fãs que esperavam ansiosamente a estreia de Demon Slayer: Castelo Infinito nos cinemas brasileiros, marcada para 11 de setembro. Isso porque o pedido de revisão feito pela Sony com relação a classificação indicativa do filme, que está definida para maiores de 18 anos, foi oficialmente negado. A decisão oficial foi confirmada pela plataforma ingresso.com em uma publicação que ainda visa auxiliar os consumidores a como terem suas compras ressarcidas.
Leia Mais: Assassination Classroom terá novo filme em 2026
Leia Mais: Mangás de Hajime no Ippo são lançados no Brasil após longa espera
Demon Slayer: Castelo Infinito teve sua classificação indicativa alterada na primeira semana de setembro (01/09) pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Na decisão publicada pelo órgão do governo federal, consta que a indicação etária pretendida pela distribuidora era a de não recomendado para menores de 14 anos, resultando em uma mudança brusca de cenário para quem já havia comprado ingressos na pré-venda aberta desde meados de agosto.

A classificação de Demon Slayer: Castelo Infinito é justa?
Deixando orgulho de fã de lado e o fato de que Castelo Infinito ainda não está disponível no Brasil, a decisão levantou esse questionamento entre os internautas em diversas redes sociais. Em um primeiro momento, a mudança da classificação indicativa do filme foi uma surpresa por estar além da marca dada ao anime, atribuído majoritariamente à maiores de 16 anos. Porém, o que mais corroborou com o espanto do público foi a comparação com a classificação dada ao filme no Japão, que recomendou a obra para maiores de 14 anos.
A hashtag #DemonSlayerParaTodos foi levantada por fãs mais jovens não só como protesto, mas também como um pedido para a revisão de sua permissão de entrada. Os mesmos usuários da tag utilizaram de exemplo a classificação do filme estreante Invocação do Mal 4, terror destinado a maiores de 16 anos.

Em contraponto, também existe uma parcela de fãs que defende a restrição de menores de idade na exibição do filme. O arco, que já é considerado o mais pesado e violento pelos leitores do mangá, conta com a presença de sangue, membros decepados ou contorcidos e corpos marcados pela violência, elementos que serviram de base para a decisão do Ministério da Justiça. A justificativa oficial do órgão diz conter “medo, temas sensíveis e violência extrema”.
Prepare-se para Demon Slayer: Castelo Infinito
Com a confirmação da classificação indicativa para maiores de 18 anos, fica estabelecido que a entrada às salas de cinema só poderá ser realizada mediante apresentação de documento oficial com foto. Os maiores de 16 anos também poderão ingressar na sessão desde que esteja acompanhado dos pais, responsáveis ou acompanhante autorizado ou que apresente autorização por escrito assinada pelo responsável. Já os menores de 16 anos, infelizmente, não terão entrada permitida.

Aos aptos a adentrar as salas de cinema, ainda dá tempo de se preparar para o início do último arco de Demon Slayer reassistindo o anime por meio da Crunchyroll e da Netflix desde o início da trajetória de Tanjiro Kamado, ou relendo os mangás lançados pela Editora Panini.
Foto destaque: Pôster de Demon Slayer: Castelo Infinito em inglês. Foto: Divulgação/ Crunchyroll.