
Polêmicas fiscais dos atores Cha Eun-wo e Kim Seon-ho podem afetar lançamento de projetos
Os atores Cha Eun-woo e Kim Seon-ho recentemente foram associados a alegações de sonegação fiscal por supostamente terem criado empresas familiares com o intuito de reduzir os impostos. Ambos são agenciados pela Fantagio e estão sob investigação. O futuro do lançamento de projetos dos dois ainda é incerto.
Leia Mais: Carreira de Hu LianXin entra em crise após vazamento de vídeo íntimo
Leia Mais: Kwon Eun-bi sofre queimaduras de segundo grau após escalar o Monte Kilimanjaro
O primeiro relacionado à sonegação fiscal foi Cha Eun-woo. A Receita Federal investiga a empresa da mãe do ator, que deve em torno de 20 bilhões de wons (72 milhões de reais) em impostos. De acordo com as autoridades, a empresa foi considerada de fachada, pois teria sido criada para dividir os rendimentos de Cha e aplicar alíquotas de impostos corporativos mais baixos, em comparação com o valor que seria pago caso declarasse como renda individual.

Cha Eun-woo é um nome de destaque na indústria coreana, participou de dramas de sucesso, dentre eles, Beleza Verdadeira, além de ser eleito, em 2026, como Melhor Ator no Korean Best Brand Awards. Atualmente, o artista está no exército mas seu nome segue atrelado ao novo lançamento da Netflix “The WONDERfools”, ao lado de Park Eun-bin. A produção da série ainda está dentro do planejamento para o primeiro semestre deste ano, porém, diante as circunstâncias, surge a preocupação da reação negativa do público quanto ao lançamento.

O segundo nome envolvido em alegações de sonegação fiscal é o Kim Seon-ho, conhecido por papéis em “Hometown Cha-Cha-Cha” e “Amor Pode ser Traduzido?”, lançado em janeiro de 2026. O ator é acusado de listar os pais como executivos na própria empresa pessoal e pagar salários altíssimos para os familiares, além de utilizar cartões de crédito corporativos para despesas pessoais. Supostamente, os valores recebidos pelos pais eram transferidos de volta para Kim todos os meses.
Em resposta às acusações, a Fantagio emitiu um comunicado: “Kim Seon-ho está atualmente sob contrato de exclusividade com a Fantagio e cumpre todos os procedimentos legais e fiscais. Não há problemas com seu contrato ou atividades. A antiga empresa individual foi criada para produção teatral e atividades relacionadas, não para sonegação fiscal intencional. Após a transferência para a Fantagio, as atividades comerciais cessaram há mais de um ano, e a empresa está passando pelos procedimentos de encerramento, conforme exigido por lei.”
Outra acusação relacionada ao Kim, seria o recebimento de pagamentos de indenizações na conta da sua empresa pessoal, envolvia na controvérsia. O pagamento teria ocorrido durante seu período na agência anterior à atual. Como resposta à alegação, a antiga empresa afirmou que o dinheiro foi depositado na conta solicitada pelo ator.
Em novo comunicado, a Fantagio explicou que ela não possui nenhuma relação com a empresa pessoal de Kim, que teria sido criada em janeiro de 2024 para atividades de atuação e produção teatral. Kim suspendeu as atividades por mais de um ano da empresa, após perceber possíveis mal-entendidos em relação às operações realizadas. Ao assinar contrato com a Fantagio, em fevereiro de 2025, o pagamento de valores do acordo entre ambas as partes teria sido feito diretamente a Kim.
Pedido de desculpa dos atores
Devido a repercussão da situação, os atores emitiram suas declarações a respeito das acusações. Cha Eun-woo publicou uma mensagem no seu Instagram pessoal afirmando sua cooperação integral com o procedimento conduzido pelas autoridades e dizendo lamentar profundamente a preocupação e decepção causadas. Ao final do post, ele afirmou que irá participar de maneira honesta de todos os procedimentos fiscais futuros e aceitará qualquer decisão tomada pelas autoridades competentes. Abaixo, a postagem completa:
Kim Seo-ho emitiu um pedido de desculpas através do comunicado da Fantagio sobre a situação e declarou: “Reflito profundamente sobre a criação e manutenção da empresa por cerca de um ano sem compreender plenamente suas operações e peço sinceras desculpas, de cabeça baixa”. A Fantagio também pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou seu compromisso em gerenciar as atividades dos atores afiliados de maneira mais rigorosa no futuro.
Foto Destaque: Atores Cha Eun-ho e Kim Seon-ho. Divulgação/Instagram @seonho_kim e @eunwo.o_c