Korean Magazine BR

Festival Internacional de Cinema de Busan começa com programação lotada e convidados estrelados

Entre os presentes no Festival Internacional de Cinema de Busan estavam os atores Song Joong Ki (Vincenzo) e Park Eun-Bin (Uma Advogada Extraordinária)

O 28º Festival Internacional de Cinema de Busan ou The 28th Busan International Film Festival (BIFF) que está programado para os dias 4, 5, 6, 7, 8 e 13 de outubro já começou na Coreia do Sul. O evento realiza a premiação e traz atores, novos filmes, diretores asiáticos e de outros continentes para os holofotes do cinema. Além disso, a cerimônia recebe várias estrelas em ascensão para o distrito de Haeundae-gu com a finalidade de reforçar a importância do festival para a Ásia. 

BIFF
Monumento em frente ao prédio do BIFF. (Imagem Yonhap News)

Entre os convidados ilustres deste ano que pisaram no tapete vermelho estão os atores Song Joong Ki (Vincenzo), Park Eun-Bin (Uma Advogada Extraordinária), Han Hyo Joo (Moving) e Yoo Yeon Seok (Hospital Playlist). Até o encerramento do festival que ocorre na próxima sexta-feira (13) há possibilidade de novas aparição de famosos para contemplar os longas-metragens e seus vencedores.

Festival Internacional de Cinema de Busan
Park Eun Bin (Uma Advogada Extraordinária) no tapete vermelho do 28º Festival de Cinema de Busan. (Imagem: Agência de notícia Newsis)

Os prêmios mais concorridos anualmente estão nas categorias: Cineasta Asiático do Ano, Prêmio Cinema Coreano, Prêmio Novas Correntes para novos diretores e seus longas-metragens e o Kim Jiseok concedido aos filmes de diretores coreanos e asiáticos que dirigiram mais de três longas-metragens. 

Nesta edição, por exemplo, o ganhador do Cineasta Asiático do Ano foi Chow Yun Fat, ator chinês e lutador de artes marciais de 68 anos. O ator é aclamado pelo público pelos filmes clássicos de ação: “Alvo Duplo” de 1986 e o “O tigre e o dragão” de 2000.

Além das competições, o ‘BIFF’ dá espaço para os filmes e curtas estrangeiros com as secções de “Cinema Mundial” e “Ícones”, sendo a última divisão, de acordo com o realizador: “Uma vitrine dos filmes mais recentes de cineastas icônicos contemporâneos de todo o mundo”. 

Nesta vitrine de ícones do cinema contemporâneos há alguns filmes estrangeiros como o “Anselm” do dramaturgo alemão Wim Wenders, “Elegies” da diretora e cineasta chinesa Ann Hui e “Pictures of Ghosts” ou “Retratos Fantasmas” do produtor e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho que é o diretor do filme Bacurau que foi premiado mundialmente. 

Retratos Fantasmas de Kleber Mendona
Documentário brasileiro de Kleber Mendonça Filho está na categoria de Ícones que é uma secção de amostras dos grandes filmes contemporâneos mundial. (Imagem: Reprodução/Divulgação)

Alguns momentos da cerimônia podem ser acompanhados pelo canal do Youtube do Festival de Busan. Para saber os horários e os dias de transmissão basta entrar no site Busan Internacional Film Festival. É importante lembrar que há diferenças no fuso horário, então é fundamental ficar atento para não perder o evento.