
HYBE vende ações da SM Entertainment para a chinesa Tencent
Nesta terça-feira (27), a agência HYBE anunciou a venda de sua participação na SM Entertainment. As ações avaliadas em 248 de bilhões de Wons (aproximadamente de 917,6 milhões de reais) foram adquiridas pela agência de origem chinesa Tencent Music Entertainment Group (TME). O acordo enviado à Comissão de Supervisão Financeira corresponde a 9,66% do total de ações da SM. A venda será concluída até a próxima sexta-feira (30), com as ações sendo negociadas por cerca de 15% abaixo do preço de mercado.
- Leia mais: MBC rompe contrato da suspeita de intimidar Oh Yoanna
- Leia mais: Rowoon se alistará no exército em julho
Em 2023, o fundador da SM Entertainment, Lee Soo-man, deixou a empresa após uma série de conflitos internos. Ao deixar a SM, o ex-CEO vendeu sua participação, estimada em 14,8%, para a HYBE, que, assim, se tornou a maior acionista da SM. No entanto, enfrentou uma longa batalha com a Kakao pelo controle da empresa. A Kakao venceu a disputa, o que levou a HYBE a recuar e iniciar o processo de venda de suas ações.
A retomada do mercado chinês na Indústria do K-pop
Desde o anúncio da flexibilização de promoções de artistas da indústria de K-pop na China, houve uma comoção por parte do mercado devido ao possível aumento de arrecadação no país que possui cerca de 1,411 bilhão de pessoas. Após a conclusão das vendas, a Tencent se tornará a segunda maior acionista da SM, ficando atrás apenas da Kakao. As ações da SM Entertainment vêm subindo, com uma valorização de cerca de 20% no último mês, motivadas pelo otimismo dentro do mercado chinês.

O próprio fundador da SM Entertainment escolheu a China para abrir sua mais recente agência de talentos. Em 2024, ele fundou a A20 Entertainment e, em 2025, debutou seu primeiro grupo feminino, o A20 May. Devido a uma cláusula de não concorrência com a HYBE Labels, Lee Soo-man está restrito a fundar uma nova empresa dentro da Coreia em um prazo de três anos. Atualmente, a membro Sunny do Girls Generation se uniu à empresa como produtora à frente dos treinamentos de novos talentos.
Tencent Music Entertainment Group (TME)
Criada em 2003 como QQ launched online music services e oficializada como Tencent Music Entertainment Group (“TME”) em 2016. A Tencent é a principal plataforma de entretenimento musical online na China com cerca de 800 milhões de usuários ativos e 120 milhões de assinantes pagantes. A empresa oferece serviços de música online e de entretenimento por meio dos quatro aplicativos móveis mais populares do país: QQ Music, Kugou Music, Kuwo Music e WeSing.
Foto Destaque: Logos da HYBE LABELS, SM Entertainment e Tencent Music Entertainment Group (TME). Reprodução/Letras.mus/Divulgação/SM Entertainment/Tencent Music Entertainment Group