
MBC rompe contrato da suspeita de intimidar Oh Yoanna
Nesta quinta-feira (22), a MBC divulgou uma nota a mídia sul-coreana informando a rescisão de contrato de apresentadora do tempo. A empresa considera a funcionária culpada de intimidar a falecida meteorologista Oh Yoanna, que tirou a própria vida após repetidos episódios de bullying no local de trabalho. Apesar disso, a empresa renovou o contrato de outras apresentadoras do tempo apontadas como suspeitas de importunar Oh Yoanna. Kim Ga Young, Lee Hyun Seung e Choi Ah Ri permanecem na emissora, mantendo suas posições como apresentadoras do tempo.
- Leia mais: NewJeans reforça defesa jurídica contra ADOR
- Leia mais: Son Heung-min é campeão da Europa League com o Tottenham
A MBC informou que a decisão foi resultado de uma força tarefa entre a emissora e o Governo Coreano: “A força-tarefa especial formada pelo Ministério do Trabalho e Emprego não encontrou nenhuma evidência que comprove que Kim Ga Young, Lee Hyun Seung e Choi Ah Ri tenham contribuído para o bullying.” A emissora também afirmou que não compartilhará os resultados da investigação ou trará a público o nome da apresentadora acusada de praticar bullying: “Não temos a intenção de tornar públicos os resultados da investigação conduzida pela força-tarefa.”

Contexto do caso de Oh Yoanna
A apresentadora do tempo tirou sua vida em setembro de 2024, aos 28 anos. Em janeiro de 2025, a família de Oh Yoanna encontrou uma carta de despedida de 17 páginas. Nela, Yoanna detalha os casos de abuso psicológico praticado por suas colegas contra ela. Pessoas próximas à apresentadora começaram a se mobilizar com homenagens e denúncias sobre o assédio praticado dentro da MBC. Em seu telefone pessoal também foram encontradas evidências de assédio moral no local de trabalho.
Segundo as denúncias, as colegas de Oh Yoanna a perseguiam, isolavam, pressionavam, culpavam por problemas de terceiros e questionavam sua competência constantemente. Mesmo diante de todas essas evidências, a emissora MBC, inicialmente se posicionou negando qualquer caso de bullying dentro da empresa. A justificativa seria que a apresentadora nunca teria realizado uma denúncia formal aos seus superiores sobre os casos de assédio.
Foto Destaque: Foto de divulgação de Oh Yoanna. Reprodução/Namu Wiki