
Incêndio em Daegu força mais de 5.600 moradores a evacuar
Na última segunda-feira (28), um grande incêndio florestal começou no Monte Hamji, região norte de Daegu, no sudeste da Coreia do Sul. O fogo forçou a evacuação de mais de 5.600 pessoas e, além disso, mobilizou uma ampla operação de resposta envolvendo bombeiros, militares, policiais e autoridades florestais. O principal foco do incêndio foi controlado por volta das 13h de terça-feira (29), quase 23 horas após o início das chamas.
- Leia Mais: Jung Kyung-ho e Soo Joo Yeon são confirmados para novo drama
- Leia Mais: 2ª temporada de ‘Tis Time for “Torture,” Princess’ chega em 2026
De acordo com o Serviço Florestal da Coreia, o fogo começou por volta das 14h01 (horário local) de segunda-feira. Impulsionado por ventos fortes e clima seco, o incêndio se espalhou rapidamente para vilarejos próximos e queimou mais de 151 hectares de floresta, deslocando mais de 5.600 pessoas. Às 14h56, a Administração do Distrito de Buk, em Daegu, emitiu um alerta de emergência, ordenando a evacuação imediata de moradores e trilheiros. Até as 17h, as equipes de resgate evacuaram cerca de 2.216 moradores e os abrigaram em escolas próximas. Posteriormente, à noite, evacuaram também outras 3.414 pessoas, de 2.164 famílias.

Enquanto isso, às 19h30 (KST), os bombeiros haviam apagado cerca de 19% do incêndio. No entanto, as chamas se espalhavam rapidamente devido às condições secas e aos ventos fortes. A gravidade da situação levou as autoridades florestais a emitir o nível mais alto de um sistema de resposta a incêndios florestais em três estágios. Assim, foram mobilizadas cerca de 704 pessoas, 29 helicópteros e 57 caminhões de bombeiros. O incêndio destruiu aproximadamente 260 hectares de floresta, o equivalente a cerca de 364 campos de futebol. Apesar disso, não houve relatos de vítimas até o momento.
Resposta e mobilização militar
Ao passo que o fogo se espalhava rapidamente, a fumaça era visível na cidade vizinha de Gyeongsan, a 19 quilômetros de Daegu, na província de Gyeongsang do Norte. Dessa forma, a Korea Expressway Corp bloqueou o tráfego no entroncamento Buk-Daegu da rodovia Gyeongbu às 16h devido à fumaça intensa. A polícia enviou oito viaturas para controlar o tráfego nas proximidades do incêndio. “Faremos o máximo possível para extinguir o fogo o quanto antes”, disseram as autoridades florestais.
Ko Ki Dong, chefe da Sede Central de Contramedidas para Desastres e Segurança, ordenou a evacuação preventiva de moradores vulneráveis e a construção de barreiras contra o fogo em áreas residenciais. Ele também pediu que o Serviço Florestal da Coreia, a NFA, a Agência Nacional de Polícia, a Cidade Metropolitana de Daegu e o Escritório do Distrito de Buk implantassem rapidamente todos os equipamentos e pessoal disponíveis nas operações de combate ao incêndio.
O governo intensificou a operação durante a madrugada da Coreia, mobilizando 1.515 profissionais, 398 equipamentos de combate ao fogo e dois helicópteros com capacidade de voo noturno para construir barreiras corta-fogo. Na manhã de terça-feira, os ventos mais calmos permitiram avanços significativos. Às 4h, a taxa de contenção era de 60% e, às 10h, chegou a 92%.

O Ministério da Defesa também reforçou os esforços, enviando 11 helicópteros — incluindo cinco CH-47 Chinook e seis Surion — para realizar lançamentos aéreos de água. Além disso, cerca de 130 soldados da 50ª Divisão do Exército ficaram de prontidão para apoio terrestre. Após a estabilização das condições, as autoridades reabriram o tráfego no entroncamento Buk-Daegu da rodovia Gyeongbu na manhã de terça-feira. Por fim, autoridades florestais alertaram que o número total de danos pode aumentar após inspeções mais detalhadas nos próximos dias.
Foto destaque: Bombeiros trabalhando para controlar o incêndio. Divulgação/The Korea Times