
Kim Seon-ho quita imposto de renda extra após polêmica sobre empresa independente
O ator sul-coreano Kim Seon-ho quitou um imposto de renda pessoal adicional relacionado a rendimentos obtidos no passado por meio de uma agência independente, que atualmente se encontra em processo de encerramento. A informação foi confirmada pela Fantagio, empresa responsável por gerenciar a carreira do ator, em um comunicado divulgado nesta última quarta-feira (04), em meio a alegações de sonegação fiscal.
- Leia Mais: Polêmicas fiscais dos atores Cha Eun-wo e Kim Seon-ho podem afetar lançamento de projetos
- Leia Mais: Carreira de Hu LianXin entra em crise após vazamento de vídeo íntimo
A controvérsia envolvendo Kim Seon-ho ganhou repercussão no último domingo (01), quando um veículo de mídia sul-coreano noticiou que o ator teria registrado os próprios pais como executivos de sua empresa pessoal, pagando salários elevados aos familiares. Além disso, o relatório apontava o uso de cartões de crédito corporativos para despesas pessoais. Segundo a publicação, os valores recebidos pelos pais seriam posteriormente transferidos de volta para Kim de forma recorrente.

Kim Seon-ho pede desculpas após polêmica fiscal e quita dívidas
Nesta última quarta-feira (04), a Fantagio, empresa que gerencia a carreira de Kim Seon-ho veio a público se pronunciar sobre o andamento do caso. No comunicado, a Fantagio explicou que a empresa foi criada pelo ator em janeiro de 2024 exclusivamente para as suas atividades na atuação e produções artísticas. Desde a criação da empresa em 2024 até a entrada em vigor de um novo contrato de Seon-ho em fevereiro de 2025, todos os pagamentos referentes às atividades foram feitos por meio da empresa.
“Após reconhecer que a própria operação da empresa poderia gerar mal-entendidos, Kim interrompeu suas atividades e, há mais de um ano, praticamente não houve nenhuma movimentação realizada por meio da empresa.”
A Fantagio afirmou que, desde a assinatura do contrato exclusivo de Kim Seon-ho com a agência, em fevereiro do ano passado, todos os pagamentos passaram a ser feitos diretamente ao ator como pessoa física. Também foi esclarecido que a companhia associada a ele não possui qualquer relação com o contrato ou com as atividades realizadas entre a Fantagio e Kim Seon-ho, e, atualmente, a empresa independente do ator encontra-se em processo de encerramento, medida descrita como preventiva, adotada para corrigir uma abordagem considerada inadequada por falta de conhecimento em gestão corporativa. A agência acrescentou ainda que todos os valores referentes ao uso anterior de cartões corporativos, salários pagos a familiares e o veículo da empresa já foram devolvidos.

“Kim está refletindo profundamente por ter criado e mantido a empresa por cerca de um ano sem um entendimento suficiente sobre a operação corporativa. Pedimos desculpas por causar confusão e preocupação e faremos todos os esforços para gerenciar de forma mais cuidadosa todos os aspectos das atividades de nossos artistas daqui para frente.”
Essa não é a primeira vez que celebridades sul-coreanas se veem envolvidas em controvérsias relacionadas à sonegação fiscal. Recentemente, o cantor e ator Cha Eun-woo, que também é agenciado pela Fantagio, passou a ser investigado pelo Serviço Nacional de Impostos da Coreia do Sul por uma suposta dívida de 20 bilhões de wons (cerca de R$ 72 milhões) em impostos e multas não pagos, ligados a uma agência familiar.
Diante desse cenário, o caso de Kim Seon-ho tem chamado a atenção não apenas dos fãs, mas também da própria indústria do entretenimento, que observa com cautela quais poderão ser os desdobramentos da situação. Há questionamentos sobre possíveis impactos em sua imagem pública e se a polêmica fiscal poderá interferir em projetos futuros do ator. Kim Seon-ho é amplamente conhecido por seus papéis de destaque em produções como “Hometown Cha-Cha-Cha” e “Apostando Alto”. Atualmente, ele integra o elenco do k-drama da Netflix “O Amor Pode Ser Traduzido?”, no qual atua ao lado da atriz Go Youn-jung.
Foto Destaque: Kim Seon-ho para a ELLE Korea. Reprodução/Instagram: @seonho_kim