
Ministro da Cultura Coreana planeja ampliar espaços de show de K-pop
Durante a coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (17), o ministro da Cultura, Chae Hwi-young, afirmou que o governo coreano planeja implementar políticas voltadas à melhoria dos ambientes de shows para a população. O objetivo é ampliar o setor do K-pop para atender demandas globais.
Leia Mais: Tensões China e Japão reacendem temor de nova repressão cultural
Leia Mais: IVE anuncia fim do recebimento de presentes enviados pelos fãs
A coletiva fez parte de uma reunião com o presidente Lee Jae-myung. O ministro, que assumiu o cargo há cinco meses após atuar no setor privado, destacou que o foco é expandir a infraestrutura dos locais destinados aos shows de K-pop e aumentar o número de arenas voltadas a essa finalidade. Segundo ele, os planos para o setor foram divididos em metas de curto, médio e longo prazo.

Para as metas de curto prazo, a proposta é fazer com que os sistemas de som e iluminação das instalações esportivas já existentes sejam modernizados, para que passem a sediar shows. A médio prazo, a expectativa é concluir projetos de salas de concertos, em estilo arena, nas cidades de Seul e Goyang, entre os anos de 2027 e 2028, por meio do financiamento de fundos de promoção esportiva.
Em relação às metas de longo prazo, o governo planeja construir um novo estádio, em formato de cúpula, com capacidade para 50.000 pessoas, que poderá ser utilizado como sala de concertos. O ministro reiterou os objetivos: “Vamos concentrar nossos esforços na expansão global do K-pop para que sua posição internacional se consolide ainda mais”.
Ministro da Cultura planeja equilibrar outros setores em expansão
A coletiva de imprensa também abordou outros planos futuros do governo para a indústria cultural coreana. O ministro afirmou que o objetivo é recalibrar a cultura e arte, posicionando-as como um meio de crescimento. Para Chae, a base da cultura coreana são as belas artes, uma área que merece um investimento contínuo. Por isso, o orçamento destinado ao setor artístico aumentou para 759,5 bilhões de wons (2,8 bilhões de reais) em 2026, representando um aumento de 18,9% em relação a 2025.

Como forma de expandir o potencial da cultura coreana, o governo planeja redefinir o setor ao entender seus impactos econômicos e estabelecer estratégias de crescimentos até 2026, com metas mais específicas. Uma das movimentações é conectar os três setores: alimentação, beleza e moda. A indústria cinematográfica também é um destaque devido ao momento positivo em que vive e, de acordo com o ministro, diversas medidas sendo consideradas, incluindo um projeto de 40 bilhões de wons (148 milhões de reais) para apoio de filmes independentes.
Foto Destaque: Primeira arena destinada para shows de K-pop em Seul. Divulgação: The Korea Heald