
‘Spring Day’, do BTS, é eleita a melhor música de k-pop do século 21
A prestigiada revista norte-americana ‘Rolling Stones’ divulgou a sua lista das 250 Melhores Músicas do Século 21, e a canção “Spring Day”, do BTS conquistou a 37ª posição – a mais alta dentre as músicas de k-pop da lista. Falando sobre saudade e esperança, a revista destaca que a faixa “transforma o luto pessoal em uma balada triunfante”.
- Leia mais: Apenas 13 cópias: novo álbum de Chung Ha tem vendas abaixo do esperado
- Leia mais: Le Sserafim prepara prato especial em novo teaser de SPAGHETTI
“Spring Day” foi lançada em fevereiro de 2017 como single do segundo álbum do grupo: “You Never Walk Alone” e conquistou diversos prêmios ao longo dos anos. Dentre os compositores da canção, que a ‘Rolling Stones’ alega ser uma das catalisadoras para a ascensão global do BTS, estão dois dos rappers do grupo: RM e Suga.
Impacto cultural e recordes conquistados
Misturando hip-hop alternativo e batidas eletrônicas, “Spring Day” garantiu diversas realizações durante os anos: além de ser a primeira música na história do Melon (maior plataforma de streaming da Coréia do Sul) a ultrapassar um bilhão de reproduções, ela se manteve no ranking diário da plataforma por 8 anos consecutivos, tendo saído da parada musical pela primeira vez, desde o seu lançamento, em setembro de 2025 – esse é o recorde de permanência de uma canção na história do Melon. Já internacionalmente, a faixa estreou na posição 61ª da Billboard 200, em 2017.
Na temporada de premiações, “Spring Day” conquistou o prêmio de “Canção do Ano” no Melon Music Awards de 2017, além de “Melhor Videoclipe” no Mnet Asian Music Awards, no mesmo ano. Entre os motivos do enorme triunfo da faixa, a revista ressalta que apesar do BTS ter outros sucessos maiores comercialmente, nem todos alcançam o poder da música do grupo como essa – que é capaz de criar um profundo nível emocional e de conexão com o público.
Spring Day e o luto
Tendo frases como: “Estou com saudades, falando assim, estou com mais saudades, mesmo olhando a foto de vocês, estou com saudades” e “E quantas noites terei que ficar acordado, até que eu possa te ver?”, a canção se tornou um símbolo de resiliência diante da dor. “Spring Day” é frequentemente associada a um evento trágico, ocorrido em 2014, na Coréia do Sul, onde o ferry MV Sewol, que ia de Incheon até a Ilha de Jeju, naufragou e vitimizou 304 pessoas – sendo 250 estudantes do ensino médio.
Apesar da canção ser associada desde o seu lançamento ao triste evento, foi revelado em 2020, que o BTS e o CEO da Big Hit Entertainment, Bang Si-Hyuk, visitaram e prestaram homenagens, além de doarem 100 milhões de wons à associação das famílias das vítimas em 2014 – porém o fato se tornou público anos depois, revelado pelos familiares enlutados.
A escolha da ‘Rolling Stone’ não celebra apenas o talento do grupo do BTS, mas o poder e sensibilidade da composição que, assim como diz a canção, aquece os corações no inverno, esperançosos pela chegada do dia de primavera.
Foto Destaque: Divulgação/Big Hit Entertainment