
Yoasobi trás de volta o poder do J-pop na Coreia do Sul
Com shows completamente esgotados, a dupla japonesa Yoasobi prova que o J-pop continua exercer forte influência na Coreia do Sul
No último domingo (16), a dupla japonesa Yoasobi, realizou seus dois primeiros shows para o público sul – coreano no Ginásio da Universidade de Hwajung, na Coreia do Sul. Pela primeira vez em quase 5 anos, o público sul – coreano teve a oportunidade de presenciar as performances memoráveis do grupo em duas noites inesquecíveis.
Já que após a abertura da venda de ingressos, os bilhetes se esgotaram num minuto, resultando na adição de um dia extra de apresentações.

Com uma entrada triunfal, Yoasobi começou o concerto com um esplêndido show de luzes. Contando com 1h30 de show, a dupla cantou 15 músicas, incluindo “Idol”, a música de abertura da série de anime japonesa “Oshi no Ko”.
Essa canção foi a responsável por impulsionar a popularidade do grupo, especialmente na Coreia. Gerando o challenge “My Favorite Idol” na plataforma TikTok, tornando – se a primeira música J-pop a alcançar o topo da parada musical do YouTube Music Korea em julho.
Quais as diferenças entre o J-pop e o K-pop em termos de influência mundial?
Uma das principais ferramentas para o sucesso global asiático é sua exposição midiática. Neste contexto, estima-se que mais de 60% das publicidades e propagandas contam com a imagem de integrantes de grupos musicais.
Entretanto, diferente da indústria da música coreana, o mercado japonês possui uma forte presença nacional. Por isso, o K-pop voltou sua atenção para o mercado internacional, contando com o impulso da onda Hallyu e do Soft Power.
Dessa forma, explicando resumidamente, o Soft Power é a capacidade de reconstruir a sua imagem internacional. No caso do Japão, este movimento transformou a percepção do país, passando de uma imagem imperialista para uma visão de cultura e inovação tecnológica.
Assim como na Coreia do Sul, com o auxílio do K-pop, houve um investimento na exportação de produtos culturais como uma estratégia para superar a crise do FMI, culminando na criação do Ministério de Cultura e Esportes do país.
Foto Destaque: dupla japonesa Yoasobi para divulgação de sua turnê pela Ásia. Divulgação/ MUSE