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Yoasobi trás de volta o poder do J-pop na Coreia do Sul

Com shows completamente esgotados, a dupla japonesa Yoasobi prova que o J-pop continua exercer forte influência na Coreia do Sul

No último domingo (16), a dupla japonesa Yoasobi, realizou seus dois primeiros shows para o público sul – coreano no Ginásio da Universidade de Hwajung, na Coreia do Sul. Pela primeira vez em quase 5 anos, o público sul – coreano teve a oportunidade de presenciar as performances memoráveis do grupo em duas noites inesquecíveis. 

Já que após a abertura da venda de ingressos, os bilhetes se esgotaram num minuto, resultando na adição de um dia extra de apresentações.


Yoasobi se apresentando no Ginásio da Universidade de Hwajung na Coreia do Sul. Divulgação/koreajoongangdaily

Com uma entrada triunfal, Yoasobi começou o concerto com um esplêndido show de luzes. Contando com 1h30 de show, a dupla cantou 15 músicas, incluindo “Idol”, a música de abertura da série de anime japonesa “Oshi no Ko”.

Essa canção foi a responsável por impulsionar a popularidade do grupo, especialmente na Coreia. Gerando o challenge “My Favorite Idol” na plataforma TikTok, tornando – se a primeira música J-pop a alcançar o topo da parada musical do YouTube Music Korea em julho.


Abertura do anime “Oshi no Ko” com a canção “Idol” do Yoasobi. Divulgação/ Canal @KaizenK no Youtube.

Quais as diferenças entre o J-pop e o K-pop em termos de influência mundial?

Uma das principais ferramentas para o sucesso global asiático é sua exposição midiática. Neste contexto, estima-se que mais de 60% das publicidades e propagandas contam com a imagem de integrantes de grupos musicais.

Entretanto, diferente da indústria da música coreana, o mercado japonês possui uma forte presença nacional. Por isso, o K-pop voltou sua atenção para o mercado internacional, contando com o impulso da onda Hallyu e do Soft Power.

Dessa forma, explicando resumidamente, o Soft Power é a capacidade de reconstruir a sua imagem internacional. No caso do Japão, este movimento transformou a percepção do país, passando de uma imagem imperialista para uma visão de cultura e inovação tecnológica. 

Assim como na Coreia do Sul, com o auxílio do K-pop, houve um investimento na exportação de produtos culturais como uma estratégia para superar a crise do FMI, culminando na criação do Ministério de Cultura e Esportes do país.

Foto Destaque: dupla japonesa Yoasobi para divulgação de sua turnê pela Ásia. Divulgação/ MUSE