
Seungkwan publica carta com suposta critica à HYBE
Seungkwan, do grupo SEVENTEEN, publicou uma carta em seu Instagram que parece criticar o relatório interno da HYBE
Nesta terça-feira (29), Seungkwan publicou em seu Instagram várias fotos acompanhadas de uma longa mensagem que parece ser uma crítica à HYBE. Essa é a primeira vez que um artista da empresa se manifesta dessa forma, o que torna ocorrido ainda mais significativo. Em sua mensagem, o membro critica indiretamente alguém ao se referir a “vocês”, insinuando que a HYBE seria o principal alvo de sua insatisfação. Ele destaca: “Não somos seus itens para usar e abusar como bem entenderem”, enfatizando sua indignação. A carta de Seungkwan vem logo após um relatório interno da HYBE, que fez severas críticas a outras agências de entretenimento em relação a outros ídolos.
No dia 24 de outubro, durante uma audiência de fiscalização do Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia, foi divulgado um relatório interno da HYBE que continha críticas severas a outras agências, abordando questões como manipulação de vendas de álbuns e streaming. Em resposta, a empresa esclareceu que o relatório é um documento que coleta diversas reações e opiniões de fandoms e da indústria, enfatizando que as informações foram extraídas de comunidades e redes sociais e não refletem a posição oficial da empresa. A HYBE também anunciou que responsabilizaria aqueles que vazaram informações de forma distorcida, insinuando que a empresa estava criticando seus próprios artistas.
Tradução completa da carta de Seungkwan
“Não quero mais ver pessoas se machucando. Enquanto observava tudo o que aconteceu, sempre tentei acreditar que de alguma forma passaria, reprimindo meus sentimentos e trabalhando duro com os membros, mas agora não posso mais ficar em silêncio por causa das pessoas que amo, meus fãs e meus membros, e todos os colegas que trabalham arduamente neste momento. Pode parecer uma intromissão para alguns, ou uma mensagem precipitada para outros, mas mesmo assim, tento reunir coragem. A profissão de artista é algo que escolhi, e embora haja partes que precisamos suportar por receber muito amor, não acredito que seja um trabalho que deva nos devorar até a morte. Quero apenas dar o meu melhor nas tarefas que me são atribuídas, retribuir o amor dos meus fãs e compartilhar a energia positiva que posso de várias maneiras.
No entanto, a pressão, a tensão e o cansaço são enormes e, na verdade, indescritíveis. Ainda assim, devemos continuar. Alguns olham a situação de forma racional, outros tentam sorrir positivamente, e outros ainda, mesmo com dificuldades, se conformam e resistem de alguma forma. É um motivo que, hoje, parece tão cruel e ingrato. Alguns dias são ensolarados, outros nublados; para mim, hoje está nublado. Será que nunca houve um dia em que tentei ser positivo? Ou um dia em que tentei sorrir? Hoje não é fácil. Fico triste ao saber que outras pessoas também estão se machucando neste momento e não consigo abraçar a todos. Sinto preocupação se minhas palavras apressadas e desajeitadas podem realmente refletir ou confortar alguém.
Meus membros e colegas que trabalham arduamente na grande indústria do K-pop são pessoas que realmente amam isso de forma genuína. Às vezes, essa sinceridade causa dor e, em outras, traz um sentimento de vazio, mas ainda assim, eles continuam a dar amor a si mesmos, aos membros, à família e aos fãs. Quero deixar claro que não somos pessoas que simplesmente passaram pela indústria de forma comum e tranquila. Nós sentimos dor, nos quebramos e lutamos para mostrar nosso melhor para os fãs. Espero que não subestimem os ídolos. Não temos a qualificação para sermos parte da narrativa de vocês, assim como outros artistas. Não somos seus itens para usar e abusar como bem entenderem. Basta olhar para uma semana de programas de música, e toda a energia evapora.
Mesmo com publicidades, eventos e outros compromissos, muitos colegas ainda conseguem me cumprimentar calorosamente, sorrindo. Quando isso acontece, eu retribuo o sorriso. O que posso oferecer é isso. Quando eles nos cumprimentam com alegria, esse momento é precioso e, mesmo uma mensagem escrita por eles em um álbum pode ser suficiente para me dar ânimo após um dia cansativo. Desejo que todos possam trabalhar sem dor e se manter saudáveis. Eu gosto da cultura dos desafios. Mesmo que sejam amigos próximos ou desconhecidos, criar vídeos dançando juntos como um desafio é uma maneira linda de criar pequenas memórias na juventude. Se os fãs gostam disso, melhor ainda. E mesmo que sejamos estranhos, ao final da gravação, um comentário encorajador é ótimo.
Eu gosto da cultura dos desafios. Mesmo que sejam amigos próximos ou desconhecidos, criar vídeos dançando juntos como um desafio é uma maneira linda de criar pequenas memórias na juventude. Se os fãs gostam disso, melhor ainda. E mesmo que sejamos estranhos, ao final da gravação, um comentário encorajador é ótimo. Acredito que se nos encontrarmos com respeito, isso por si só já terá um significado e será algo pelo qual devemos ser gratos.
Eu preciso me esforçar, mas desejo que todos nós nos tornemos um pouco mais acolhedores. Se olharmos uns para os outros com carinho e apoio, talvez possamos melhorar um pouco. Ver alguém desmoronar e eventualmente desistir é algo que eu odeio profundamente. Espero que possamos parar de causar feridas que não podem ser curadas. Esse é meu desejo sincero. Não quero mais ver meus membros, colegas que trabalham arduamente, a equipe que se dedica a nós e nossos fãs sendo feridos. Neste momento, quero pedir desculpas e dizer que amo os fãs que nos amam calorosamente.”
Seungkwan
Boo Seungkwan é vocalista do grupo SEVENTEEN (S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino) e também faz parte da unidade especial “BSS” (Hoshi, DK e Seungkwan). Além de seu talento vocal impressionante, Seungkwan é reconhecido pelos fãs por sua gentileza e personalidade engraçada e alegre. Por isso, ele surpreendeu a todos ao compartilhar essa carta com seus sentimentos sobre os acontecimentos recentes na indústria, mostrando um lado mais pessoal e reflexivo.
Foto destaque: Seungkwan em lançamento mais recente do grupo. Reprodução/Pledis Entertainment