
Sunny é anunciada como nova produtora da A2O Entertainment
Na última quarta-feira (9), a A2O Entertainment confirmou que Sunny, do Girls’ Generation (SNSD), assinou um contrato de exclusividade com a agência. A cantora, que possui aproximadamente 18 anos de carreira na indústria musical sul-coreana, decidiu por não renovar seu contrato com a SM Entertainment em 2023. Atualmente, está em treinamento como produtora de K-pop na empresa que é liderada por seu tio, o fundador e ex-produtor-chefe da SM Entertainment, Lee Soo-man.
- Leia mais: Yeri, do Red Velvet, negocia com nova agência após saída da SM Entertainment
- Leia mais: “Resident Playbook” estreia após um ano de atraso devido às greves médicas
O treinamento de Sunny está sob os cuidados de Yoo Young-jin, outro ex-produtor da SM Entertainment. Segundo a A2O, a cantora está trabalhando diretamente com os trainees da empresa, usando de sua experiência no K-pop para orientá-los e prepará-los. Sunny tem desempenhado diversas funções como mentoria dos trainees e a elaboração de programas de treinamento até o oferecimento de suporte psicológico e coreografia.
Os rumores de que Sunny estaria se juntando à A2O surgiram após a publicação de um vídeo em que a cantora aparece orientando uma trainee. A agência também divulgou uma nota reconhecendo a dedicação de Sunny e sua disposição em contribuir com o crescimento da empresa: “Sempre somos gratos pelo amor e interesse demonstrados pela Sunny”, disse a A2O. “Esperamos poder mostrá-la sob uma luz ainda melhor daqui para frente.”

A20 e legado de Lee So-Man na SM Entertainment
Lee So-Man fundou a SM Entertainment em 1995, lançando grupos como SES, TVXQ, Girls’ Generation, Super Junior, Shinee, Exo, Red Velvet, NCT, Aespa. Sua habilidade em criar conceitos inovadores, produzir e lançar idols é amplamente reconhecida por toda a indústria de K-pop. Sob sua liderança, a SM Entertainment entrou para a intitulada “BIG 3” figurando entre as três melhores empresas de entretenimento musical da Coreia do Sul.
Em 2023, Lee Soo-man deixou a SM Entertainment após conflitos internos na empresa. No ano seguinte, em 2024, fundou a A20 Entertainment, estabelecendo uma cláusula de não concorrência com a HYBE Labels como parte de um acordo de venda de ações. Esse acordo o impede de produzir música na Coreia por três anos. No mesmo ano de lançamento da A20, Lee debutou seu primeiro girlgroup, o A20 MAY, com um remake do sucesso “Mirotic”, do TVXQ!, de 2008.
Carreira de Sunny na Indústria de Kpop
Lee Soonkyu, de nome artístico Sunny, tem 35 anos e nasceu nos Estados Unidos. Mesmo sendo sobrinha de Lee Soo-man, iniciou seus treinamentos para se tornar idol na Starlight Entertainment, em 1998, onde permaneceu como trainee por cinco anos. Sunny só veio a debutar como vocalista principal e sub-rapper, em 2007, com o grupo Girls’ Generation (SNSD). Após 16 anos na SM, a cantora deixou a empresa em 2023, no mesmo ano em que Lee Soo-man também se desligou da companhia.
Foto Destaque: Sunny para as promoções de ‘2025 SMTOWN: The Culture, The Future. Divulgação/Instagram/smtown