
TWICE: conheça o grupo feminino que virá ao Brasil em 2024
TWICE é um grupo da JYP Ent. formado por nove integrantes e fará duas apresentações no Brasil em fevereiro de 2024
Formando através do reality show SIXTEEN em 2015, que teve 10 episódios transmitidos pela Mnet, o TWICE é um girl group gerenciado pela JYP Entertainment e formado por nove integrantes: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. Inicialmente, o grupo iria debutar com apenas sete integrantes, mas J. Y. Park decidiu expandir o grupo de sete para nove membros, adicionando Tzuyu, que era a favorita do público, e Momo, escolhida por suas habilidades de apresentação. Essa mudança causou polêmica na época, com críticas sobre a inclusão de competidoras previamente eliminadas no reality.
Nome, fandon e debut
O nome “TWICE” foi escolhido por J.Y. Park, explicando que ‘o grupo buscava impactar as pessoas duas vezes, uma vez através da audição e outra pela visão’. Já os fãs do grupo são conhecidos como “Once”, em referência à declaração das integrantes em 2015 ‘se você nos ama pelo menos uma vez, retribuiremos o seu amor com o dobro do nosso amor’.
O debut aconteceu no mesmo ano em que o grupo foi oficialmente formado com o lançamento de “Like OOH-AHH”, atualmente o MV possui 487 milhões de visualizações no Youtube. Inicialmente, a canção não chamou tanta atenção do público, mas um mês depois ela entrou no Top 10 de vários charts da Coreia do Sul. Em janeiro de 2016, a canção entrou no chart de Álbuns Globais da Billboard.
O TWICE lançou seu segundo EP, “Page Two”, em abril de 2016, incluindo “Cheer Up”, “Precious Love” e “I’m Gonna Be a Star”. A música “Cheer Up” rendeu ao grupo seu primeiro prêmio musical no M Countdown, seguido por vitórias no Music Bank e Inkigayo.
Em outubro do mesmo ano, comemorando seu primeiro aniversário, o grupo lançou “One in a Million” de seu terceiro EP, “Twicecoaster: Lane 1”. “TT” tornou-se o primeiro videoclipe de um grupo feminino de K-pop a ultrapassar 200 milhões de visualizações em maio de 2017. O videoclipe de “Like Ooh-Ahh” alcançou 100 milhões de visualizações, fazendo do Twice o primeiro grupo a atingir tal marca com um videoclipe de estreia. Mais tarde, conquistaram prêmios de Canção do Ano no Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards com “Cheer Up”.
Estreia do TWICE no Japão
O grupo fez sua estreia no Japão com “#Twice”, alcançando o segundo lugar na Oricon Albums Chart. Além disso, “One More Time”, o primeiro single japonês do grupo, registrou vendas recordes e conquistou certificações de platina. Em outubro de 2017, lançaram seu primeiro álbum de estúdio coreano, “Twicetagram”, liderado pela faixa-título “Likey”, que alcançou o topo das paradas da Billboard World Albums e World Digital Song Sales, marcando um marco para o grupo no cenário musical coreano e internacional.
Em 2018, elas lançaram “Candy Pop”, o segundo single japonês acompanhado da turnê “Twice Showcase Live Tour 2018”, começando em janeiro. O EP “What Is Love?” veio em abril, vendendo mais de 335.235 cópias em um mês, rendendo a certificação de platina pela KMCA. Em maio, seu terceiro single japonês, “Wake Me Up”, alcançou o status de 2x Platina. A turnê “Twiceland Zone 2 – Fantasy Park” começou em maio, atraindo mais de 90.000 fãs em seis cidades asiáticas.
Em 2019, o grupo continuou a impressionar, realizando a turnê japonesa “Twice Dome Tour 2019”, lotando locais e vendendo milhares de ingressos. Lançaram o EP “Fancy You”, tornando-se o grupo feminino coreano mais vendido de todos os tempos com 3.750.000 cópias vendidas, superando um recorde de duas décadas.
Mais tarde, em junho, lançaram dois singles digitais e expandiram sua turnê japonesa. Em setembro, o EP “Feel Special” foi lançado, com a faixa-título alcançando o número um na Billboard World Digital Song Sales. Além disso, o segundo álbum de estúdio japonês, “&Twice”, foi lançado em novembro.
Além disso, o TWICE conquistou várias conquistas impressionantes, vendendo mais de um milhão de álbuns na Gaon e ultrapassando 5 bilhões de ienes em vendas no Japão em 2019. O grupo se classificou nas listas da Oricon, Billboard Japan e Spotify, solidificando ainda mais sua influência e popularidade.
Turnê no Tokyo Dome
Em 2019, o grupo expandiu sua turnê mundial “Twicelights” para o Tokyo Dome e planejou um encore, o “Twicelights World Tour Finale”, em Seul, porém cancelado devido à COVID-19. Além disso, o grupo assinou com a Republic Records para promoção nos EUA como parte de uma parceria com a JYP Entertainment e lançaram a série documental “Twice: Seize the Light”. O nono EP, “More & More”, lançado em junho de 2020, quebrou recordes de vendas e marcou a entrada da banda na Billboard 200. Mais tarde, em outubro, lançaram o segundo álbum de estúdio coreano, “Eyes Wide Open”, com o single “I Can’t Stop Me”.

TWICE conquistou sucesso na Coreia do Sul, sendo reconhecido como um dos dez principais artistas pela pesquisa Gallup Korea por três anos seguidos. Em 2017, o grupo ficou em terceiro lugar na lista geral da Forbes Korea Power Celebrity e liderou entre os artistas da gravadora. A popularidade do Twice dentro do país impulsionou as ações da JYP Entertainment, aumentando seu valor significativamente desde a estreia do grupo em 2015.
Já no Japão, a presença das integrantes Momo, Sana, Mina e Tzuyu, além da fama prévia do grupo, contribuiu para uma forte relação com os fãs e uma boa reputação na mídia local. O grupo foi reconhecido pelo jornal japonês Yomiuri Shimbun como uma nova força na indústria de entretenimento coreano no Japão, enquanto a imprensa coreana comentou sobre o grupo revitalizando o interesse pelo K-pop no país.
Prêmios
O reconhecimento do Twice começou cedo, com prêmios como Melhor Artista Feminina no Mnet Asian Music Awards em 2015 e Novo Artista no Golden Disc Awards em 2016. O sucesso da música “Cheer Up” rendeu várias premiações importantes, incluindo Canção do Ano no Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards em 2016. Seu EP de 2016 também se destacou como o quinto álbum de K-pop mais vendido naquela época.
Mas não parou por aí, o grupo continuou a acumular conquistas, recebendo seu segundo prêmio consecutivo de Canção do Ano no Mnet Asian Music Awards com “Signal” em 2017. Nesse ano, estabeleceram um recorde com 36 troféus em programas musicais, a maior quantidade em um único ano.
Além disso, o TWICE continuou a superar expectativas, conquistando o prêmio de Canção do Ano por três anos seguidos no Mnet Asian Music Awards com “What Is Love?” em 2018. O grupo liderou as paradas de videoclipes na Coreia por dois anos consecutivos e se tornou o grupo feminino de K-pop com mais vitórias em programas musicais até 2020.
Todavia, seu impacto internacional foi reconhecido em listas de destaque da Variety e Billboard, além de receber prêmios prestigiosos, como o Minister of Culture, Sports and Tourism Commendation no Korean Popular Culture and Arts Awards.
Show no Brasil
No dia 28 de agosto, o Twice anunciou sua primeira vinda ao Brasil com a 5ª World Tour ‘Ready To Be’, o show aconteceria uma única vez, contudo, teve uma data extra anunciada após os ingressos do primeiro dia serem rapidamente esgotados.
A turnê promovida pela Live Nation Brasil acontecerá nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2024, no Allianz Parque, em São Paulo. Ainda há alguns ingressos disponíveis para os dois dias, confira mais informações no site TWICE (ticketmaster.com.br)
VALORES:
CADEIRA SUPERIOR: R$ 230,00 meia-entrada e R$ 460,00 inteira
PISTA: R$ 310,00 meia-entrada e R$ 620,00 inteira
CADEIRA INFERIOR: R$ 370,00 meia-entrada e R$ 740,00 inteira
PISTA PREMIUM: R$ 460,00 meia-entrada e R$ 920,00 inteira
PACOTE VIP: R$ 1.760,00 meia-entrada e R$ 2.220,00 inteira
Foto destaque: TWICE mini-álbum ‘Ready to be’. Reprodução/JYP Entertainment