
Um dos maiores potenciais de Dragon Ball Super
Criado por Akira Toriyama, a saga de Dragon Ball possuí vários personagens com poderes imensuráveis, capazes de destruírem planetas como se não fosse nada. Dentro do universo, existe a raça dos Saiyajins, guerreiros condicionados a lutarem desde bem cedo, com várias transformações diferentes, elevando o seu nível de poder.
LEIA MAIS: Avatar: A Lenda de Aang – Os momentos mais marcantes que você nem lembrava direito
LEIA MAIS: 10 personagens que seriam ótimos Dungeon Master de RPG
Esses guerreiros estão entre os personagens mais fortes de Dragon Ball, mas devido à natureza quase extinta dos Saiyajins, após Freeza ter destruído o planeta de origem deles, é cada vez menor o número de guerreiros conhecidos. Com a chegada de Dragon Ball Super, foi introduzido o multiverso, tornando a oportunidade perfeita para trazer novos Saiyajins.
Com universos numerados, Dragon Ball Super explica que o Universo 6 possuí um planeta Saiyajin. Tendo uma raça completa dos maiores guerreiros para descobrir, mas o destaque ficou com um trio específico, Cabba, Kale e Caulifla, os representantes mais poderosos do universo. Caulifla, em particular, tem o potencial de ser mais forte que Goku e o Saiyajin superior de Dragon Ball.

Caulifla mostra talento como Super Saiyajin no Torneio do Poder
Goku e Vegeta ficam empolgados ao conhecer os Saiyajins do Universo 6, e reparar nas sutis, mas importantes, diferenças entre os dois povos. Essa introdução aos Saiyajins de outros universos vem junto ao conceito das S-Cells, ou, células S, em comparativo, seriam os “Midichlorians” em Star Wars. Nunca mencionadas antes, essas células são fundamentais para alcançar a transformação em Super Saiyajin.
É mostrado que Saiyajins menos agressivos tendem a possuir uma concentração maior de S-Cells, o que dá a Caulifla uma vantagem natural sobre os guerreiros do Universo 7. Goku, por exemplo, só conseguiu atingir essa transformação após uma perda devastadora. Caulifla, por outro lado, atinge seu estado de transformação com uma facilidade surpreendente, apenas ao ouvir Cabba explicar o conceito. Pouco depois, ela alcança o Super Saiyajin 2 e até começa a brevemente oscilar para um poder ainda maior.

Essa rápida evolução mostra que Caulifla domina instintivamente a mecânica da transformação, além de exibir uma paixão pelo combate comparável à de Goku. Todo o seu progresso, intensificado pelos eventos do Torneio do Poder, indica que Caulifla só ficou ainda mais forte desde então. Embora os personagens do Universo 6 estejam ausentes há algum tempo, não podemos supor que ela simplesmente parou de treinar depois do torneio.
Com base em seu rápido desenvolvimento, é razoável imaginar que Caulifla já tenha atingido níveis mais altos de poder, talvez, até mesmo o Super Saiyajin 3. Assim como os guerreiros Z seguiram evoluindo desde o Torneio do Poder, é lógico pensar que os Saiyajins do Universo 6 também tenham crescido.
Caulifla teve Goku como mestre indireto
Força bruta e atitude são ingredientes importantes para crescer como guerreiro, mas o mestre certo pode fazer toda a diferença em seu crescimento. Caulifla começa seu treinamento com os companheiros do Universo 6, mas passa por um verdadeiro divisor de águas ao enfrentar Goku no Torneio do Poder. Mesmo sendo adversários, Goku reconhece o potencial dela e, de certa forma, ajuda a moldar sua evolução.
Ele não chega a treiná-la formalmente, mas compartilha técnicas e estratégias que ajudam Caulifla a ganhar maior controle sobre seu poder. Também a orienta sobre as limitações do Super Saiyajin 3, uma forma poderosa, mas ineficiente. Em pouco tempo, Caulifla já demonstra evolução prática, fruto do breve, porém valioso, contato com o Saiyajin do Universo 7.
Essa relação entre os dois também espelha o vínculo entre Vegeta e Cabba. Assim como Goku vê potencial em Caulifla, Vegeta adota Cabba como discípulo e o guia no caminho dos Super Saiyajins. Com isso, forma-se uma simetria interessante, Caulifla se torna a “Goku” do Universo 6, enquanto Cabba assume o papel de “Vegeta”.

A fusão de Kale com Caulifla
É cada vez mais difícil mensurar o nível de poder dos personagens em Dragon Ball, especialmente após a introdução de transformações divinas e adversários de vários universos. Caulifla, Kale e Cabba alcançam o Super Saiyajin 2, mas é Caulifla quem demonstra um domínio mais completo da forma. Sua evolução é tamanha que ela consegue lutar de igual para igual com Goku em sua forma Super Saiyajin Deus.
Quando os poderes de Goku começam a sobrecarregá-la, Caulifla recorre à fusão com Kale utilizando os Brincos Potara. O resultado é Kefla, uma das guerreiras mais poderosas do Torneio do Poder. Kale, embora incrivelmente forte como a Lendária Super Saiyajin, encontra segurança na confiança de Caulifla, que lidera com ousadia e clareza. A fusão amplifica o melhor das duas.

Kefla chega ao ponto de superar Goku em sua forma Super Saiyajin Blue. Quando atinge o Super Saiyajin 2, consegue até pressionar Goku em estado Ultra Instinto Incompleto. Isso, provavelmente, coloca Kefla como uma lutadora mais poderosa que Vegito em sua versão Super Saiyajin.
Com a nova saga de Black Freeza se aproximando e as ameaças multiversais em ascensão, o retorno de Caulifla, e do Universo 6 como um todo, seria mais do que bem-vindo.
Foto destaque: Guerreiros do Universo 7. Divulgação/Crunchyroll