
RM, do BTS, será curador de exposição no Museu de Arte Moderna de São Francisco
RM, líder do grupo BTS, está ampliando sua atuação no universo artístico e assumirá, pela primeira vez, o papel de curador em uma exposição no renomado Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA).
- Leia mais: Lee Jae-wook vive gêmeos no novo drama ‘Naquele Verão’
- Leia mais: Promotoria arquiva o caso de invasão a casa de Jungkook
O museu anunciou nesta quarta-feira (22) que sediará a mostra “RM X SFMOMA”, que acontecerá entre outubro de 2026 e fevereiro de 2027. A iniciativa promete inovar ao unir um ícone global da música pop a uma das instituições mais prestigiadas da arte moderna.

Como será a “RM X SFMOMA”?
A exposição reunirá cerca de 200 obras, mesclando peças da coleção pessoal de RM com obras do acervo do próprio SFMOMA. O projeto vai destacar importantes nomes da arte coreana, como Yun Hyong Keun, Kwon Ok Yeon e Kim Yoosin, além de apresentar artistas internacionais consagrados, entre eles Henri Matisse, Georgia O’Keeffe, Paul Klee, Kim Whanki e Mark Rothko.
Ao comentar sobre sua intenção, RM destaca: “Espero que este projeto possa se tornar uma pequena ponte que explore as fronteiras, entre o clássico e o moderno, o Oriente e o Ocidente, e nos ajude a entender melhor uns aos outros”.
Janet Bishop, curadora-chefe do SFMOMA, compartilhou seu entusiasmo e acredita que a visão intuitiva e abordagem do cantor pode permitir uma nova interpretação da arte, e ressaltou a importância da colaboração: “Isso abrirá novos caminhos para gerações mais jovens e públicos diversos ao redor do mundo se envolverem com a arte contemporânea”.
RM e sua relação com a arte
Conhecido por seu interesse declarado pelas artes visuais, o cantor costuma visitar exposições e compartilhar suas experiências nas redes sociais. Além disso, ele também é um colecionador ativo de obras de artistas coreanos modernos, desempenhando um papel relevante na divulgação internacional da arte coreana.
Em um vídeo intitulado “RM ‘All Day (with 김남준)’ Part 1”, publicado em 2022, no canal oficial do BTS, BANGTANTV, o artista apresentou aos fãs algumas das obras e esculturas que fazem parte de sua casa e coleção pessoal.
Com a colaboração inédita com o SFMOMA, o líder do BTS deve atrair a atenção de novos públicos, especialmente jovens, para o universo dos museus e da arte moderna.
Foto Destaque: RM para evento da Samsung TV. Reprodução/Samsung TV